Comunidade Cultura e Arte, ANEM e Escola de Medicina da Universidade do Minho estabelecem parceria
A Comunidade Cultura e Arte (CCA) vai iniciar uma parceria com a ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) e com a Escola de Medicina da Universidade do Minho. A parceria vai começar muito em breve e visa discutir, com profissionais, em entrevista, os mais variados assuntos relacionados com a saúde: “Idosos e a proximidade dos cuidados de saúde à terceira idade”, “Os novos cursos de medicina e o acesso dos recém formados à especialidade”, “Burnout estudantil” e “saúde sexual reprodutiva/saúde sexual nas escolas”, entre outros temas.
A CCA tem dado cada vez mais espaço, ao longo do último ano, à saúde mental, agora chegou a altura de também incentivar a discussão pública sobre os assuntos que pairam em torno da saúde, de forma mais abrangente e com a responsabilidade inerente que estes pedem, primando, sempre, pela salvaguarda do interesse e serviço público.
Relembre-se, nesse âmbito, que a CCA já desenvolveu, numa primeira fase, em 2020, a rubrica “Terapia de Divã”, na qual abordou diversos assuntos relacionados com psicologia como, por exemplo, “os efeitos psicológicos de um internamento prolongado”, a “Demência”, passando, até, pela explicação do estádio de desenvolvimento da adolescência. Mais recentemente, tem publicado crónicas do psiquiatra Henrique Prata, falou com o professor Daniel Sampaio — entrevista na qual se abordou a organização dos centros de saúde — entrou em contacto com o Bastonário da Ordem dos Psicológos, Francisco Miranda Rodrigues; entrevistou o psiquiatra Pedro Morgado e a psiquiatra Inês Homem de Melo sobre saúde mental e a pandemia, assim como a relação da música com a memória. Desenvolveu, igualmente, uma outra entrevista sobre medicina humanitária com Jorge Hernâni e Nuno Madureira, e abordou o acesso aos cuidados de saúde por parte das pessoas trans com João Correia Rodrigues.
A vontade inerente à realização de todo este trabalho foi sempre a mesma — trazer a público, de forma cuidada, responsável e segura, assuntos que podem, efectivamente, fazer a diferença na vida das pessoas. Consciente de que ainda há muito a melhorar, a CCA elaborou, em conjunto com a ANEM e a Escola de Medicina da Universidade do Minho, um plano de entrevistas que visam, entre outros, os seguintes temas: “Idosos e a proximidade dos cuidados de saúde à terceira idade”, “Os novos cursos de medicina e o acesso dos recém formados à especialidade”, “Burnout estudantil” e “saúde sexual reprodutiva e saúde sexual nas escolas”, entre outros temas de interesse, relacionados com direitos humanos e uma medicina mais humana. Será que os cursos de medicina estão devidamente preparados tendo em conta os avanços da sociedade do século XXI? Há a vontade de perceber estas dinâmicas e, também, a forma como podem contribuir para uma melhor medicina, mais atenta às reais necessidades dos cidadãos.
Por isso, os três intervenientes, tanto a Comunidade Cultura e Arte, como a Escola de Medicina do Minho e a ANEM, querem levar a efeito este projecto, apenas pelo interesse da discussão de ideias. Não há compromisso publicitário, remuneratório, de parte a parte. Os conteúdos partilhados tem como premissa o que servirá de maior interesse para o público em geral.