Congresso In4Med, em Coimbra, terá presença de Gregg L. Semenza, Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina
Realiza-se, pela décima primeira vez consecutiva, o Congresso In4Med, um evento anual na área médico-científica, cuja décima primeira edição decorrerá entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2022, em Coimbra. A sua preparação e organização são da responsabilidade de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
O evento que acontecerá no Convento de São Francisco terá como lema “Awakening curious minds, one piece at a time”, numa clara alusão à necessidade de despertar as mentes para o que as rodeia: para a novidade, para a ciência e para a tecnologia, mas também e sobretudo para as pessoas, para a humanidade, para cada indivíduo no seu todo, como alguém que é bem mais que a sua doença. Como declara Diana Gonçalves, estudante do 5.º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Coordenadora Geral deste grande projeto do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC): “A XI edição pretende superar tudo aquilo que já foi feito e acima de tudo ser inovadora! Nesta edição, queremos mais do que nunca realçar a vertente humanística, muitas vezes esquecida em Medicina. A evolução tem sido notável e este ano pretendemos inovar ainda mais. Realizar- se-á novamente e presencialmente no Convento de São Francisco com mais de 500 participantes espalhados por Portugal e pelo Mundo. Consideramos que contactar com áreas e temas menos abordados ao longo do percurso académico é um importante complemento, seja para a educação médica, e outras áreas científicas, como para o desenvolvimento pessoal. Neste sentido, queremos dar a oportunidade aos nossos participantes de se envolverem ao máximo no nosso congresso e saírem dele com mais uma peça para a sua construção pessoal.”
No sentido de apresentar um leque de especialidades e áreas médicas de extrema relevância, esta edição contará com a intervenção indelével de oradores (médicos e cientistas) com grande reconhecimento internacional, inseridos em três painéis – Inside your mind, nas áreas da Saúde Mental e Neurociência; Secrets of a beating heart, nas áreas da Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Cardio-torácica; e What can a body hide?, no ramo da Medicina Legal, Forense e Direitos Humanos.
No âmbito da Medicina Legal, Forense e Direitos Humanos, destaca-se a Dr.a Nora Sveaass, premeada, em 2009, pelo seu trabalho no âmbito dos Direitos Humanos com o Amnesty International Award e a Dr.a Silke Grabherr, conhecida pelo desenvolvimento da angiografia post- mortem MPMCTA, o método mais usado em todo o mundo. Como Keynote na área da Saúde Mental, destaca-se o Dr.Jake Goodman, médico interno de Psiquiatria, ativista pela Saúde Mental e influencer digital, conta com mais de 1,5 milhões de seguidores, inspirando dezenas de milhares de aspirantes a profissionais de saúde e angariando dinheiro para bolsas de estudo dedicadas a estudantes que se debateram com problemas de Saúde Mental. Relativamente ao ramo da Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Cardio-torácica, salienta-se o Dr. Ferdinand R. Waldenberger, cirurgião cardíaco que realizou o primeiro transplante cardíaco na Áustria e o primeiro transplante cardíaco de sucesso num recém-nascido e o Dr. Martin Cowie, cardiologista, investigador e professor de renome, premiado em 2019 com a Thomas Lewis Medal pelo trabalho prestado na área da Cardiologia.
A presente edição do In4Med terá ainda a presença do Dr. Gregg L. Semenza, Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina de 2019.
O debate deste ano é subordinado ao tema “Obstetric violence: Where to draw the line?”. Reconhecida desde 2014, pela Organização Mundial de Saúde, como uma questão de Saúde Pública, a Violência Obstétrica é um tema ainda controverso dentro da comunidade científica e desconhecido por muitos portugueses. Pretendemos perceber qual a realidade portuguesa, quais as consequências destes atos e qual a posição da comunidade científica neste tópico. O painel de oradores exímios contará com a Dr.ª Cristina Rodrigues, a Dr.ª Sofia Franco, a Dr.ª Monalisa Barros e a Dr. Carina Palma.
Durante o congresso, os participantes poderão experienciar ativa ou passivamente três competições científicas. São elas o Scrub Up! (Coimbra University Championship of Medical Simulation), uma competição de simulação cuja equipa vencedora vai disputar a final nacional no SPSIM Congress; o Post n’ Speak (Poster and Oral Competition), que visa promover a investigação científica e a sua partilha com a comunidade estudantil, e ainda o Doctor, Crack My Case!, que tem por finalidade incrementar o raciocínio clínico, através de quizzes médicos interativos.
Numa vertente totalmente prática e interativa, os participantes terão acesso a mais de 60 workshops, que oscilarão entre a aprendizagem de técnicas cirúrgicas, técnicas de comunicação com os doentes, resposta em situação de emergência e investigação. Para além disso, desenvolvemos ainda o “Ready. Set. Go!”, um conjunto de mais de 10 pré-cursos com grande aplicabilidade clínica, sem impreteribilidade de inscrição no congresso. Assim, infere-se que ambos permitirão ao estudante da área médica ver os conceitos teóricos que vai apreendendo darem fruto na conceção prática, em simulação, desses mesmos conhecimentos, preparando-o para lidar, no futuro, com situações específicas de forma mais profícua e capaz.
Por último, torna-se ainda relevante fazer referência ao Programa Social, que consistirá numa Cerimónia de Abertura e Jantar de Gala, na Caves de Coimbra, marcadas pelo requinte e boa disposição, e num Sunset, que promete propiciar momentos de convívio e contacto com os oradores, num ambiente de descontração e lazer.