Diabo na Cruz, Conan Osiris e Bruno Pernadas vão estar no Festival Rádio Faneca, em Ílhavo
O organização promete “uma edição para lembrar o Rádio Faneca como uma festa para criar, desfrutar e fazer do espaço público lugar cativo”.
Na edição de 2018, concertos de Manel Cruz, Cais do Sodré Funk Connection, Ermo, Tomara e Luís Severo, programas de rádio de Samuel Úria, Benjamim ou dos criadores de Bruno Aleixo levaram milhares à sexta edição do Festival Rádio Faneca, em Ílhavo.
“Tudo o que for para a Faneca peçam, filhos, estejam à vontade”, foi o que Armanda, moradora da Rua do Grande Banco, um entre os dezenas de becos ilhavenses, disse em reacção ao aparato que surgiu nas imediações da sua casa na edição do ano passado.
Agora, e apesar do programa ainda não estar fechado, já se sabe que Diabo na Cruz, Conan Osiris e Bruno Pernadas estão confirmados na edição de 2019.
Segundo a organização: “Perdemos a Orquestra, mas ganhamos uma nova Bida Airada; os Jogos do Hélder alastram-se pelas ruas; as Histórias nos Becos contam estórias de Portuguesas Inesquecíveis; e a emissão da rádio continua a ir muito além do éter. Na música, nomes como os vibrantes Diabo na Cruz, o singular Conan Osiris e o único Bruno Pernadas. Uma edição para lembrar o Rádio Faneca como uma festa para criar, desfrutar e fazer do espaço público lugar cativo.”
O Rádio Faneca, um festival que se distingue pela relação com comunidade, regressa ao Centro Histórico de Ílhavo de 7 a 9 de Junho. A entrada é gratuita.
Este evento surgiu em 2012 como um festival de criação em comunidade e cruzamento de artes performativas, em que se recupera o nome daquela que foi, durante décadas, uma rádio de publicidade e discos pedidos no Centro Histórico de Ílhavo. Mantendo as premissas do encontro no jardim, do centro histórico como elemento unificador do lugar e da rádio como veículo de propagação de mensagens, canções e memórias, o Festival Rádio Faneca convoca a comunidade a ser co-produtora, envolvendo-a na preparação, execução e implementação dos projectos de programação.