Direção-Geral do Património Cultural abre linha de apoio financeiro a projectos de investigação em arqueologia
Candidaturas até 19 de setembro de 2021.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) disponibiliza à comunidade arqueológica em Portugal uma linha de apoio financeiro extraordinário a Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA), no montante total de 200.000€ (duzentos mil euros), a conceder a fundo perdido.
Este programa excecional destina-se a projetos de investigação previamente sujeitos a avaliação pelo Painel Nacional de Avaliação, aprovados e em curso (“PIPA 2021”, em anexo), sendo que cada candidato/investigador responsável pode solicitar financiamento para apenas um projeto dirigido por si.
O apoio financeiro a atribuir, fixado num máximo de 10.000 euros por investigador/projeto, contempla a aquisição de serviços especializados, designadamente estudos arqueocientíficos e arqueométricos, levantamentos de teledeteção e de geofísica, registo gráfico e fotográfico, fotogrametria digital, levantamento por varrimento laser 3D, levantamento topográfico e geográfico e georreferenciação, entre outros.
As candidaturas devem ser submetidas por via eletrónica até às 23:59 do próximo dia 19 de setembro, para o endereço dbc@dgpc.pt. Após deliberação em 5 dias úteis, os resultados serão anunciados online a 27 de setembro de 2021.
A documentação necessária à formalização da candidatura será disponibilizada hoje na página eletrónica da DGPC, em www.patrimoniocultural.gov.pt.