Documentário de Leonardo DiCaprio sobre incêndios de Pedrógão Grande tem estreia mundial em 8 salas de cinema portuguesas
Casa do Impacto e Cinemas NOS juntam-se na exibição solidária de documentário sobre crise climática.
O hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Casa do Impacto e a NOS Cinemas asseguram a estreia mundial do documentário co-produzido por Leonardo DiCaprio e dirigido pelo vencedor de Óscar, Orlando von Einsiedel, “From Devil’s Breath”, em português “O Sopro do Diabo”, que versa sobre a tragédia do incêndio de Pedrógão Grande, em Portugal, já a 11 de novembro.
“From the Devil’s Breath” tem a sua estreia marcada no mercado norte-americano a 13 novembro de 2022, mas antecipa a sua estreia mundial nos dias 11, 12 e 13 de novembro, para um ciclo de estreias espalhadas por Portugal, com sessões diárias às 21h00 em múltiplos complexos de cinema NOS – Amoreiras, Mar Shopping Algarve (Loulé), Palácio do Gelo, Fórum Madeira (Funchal), Glicínias (Coimbra), Braga, Norteshopping e Alma Coimbra.
Serão 24 sessões de Norte a Sul do país, com o objetivo de destacar a inovação como a forma mais eficiente para a redução dos problemas ambientais, deixando uma mensagem de esperança para o futuro.
“Desde o primeiro momento do hub que nos propusemos a democratizar o impacto, e trabalhamos diariamente na promoção da inovação na área da sustentabilidade. A crise ambiental é uma causa que nos une a todos, visto ser um dos maiores desafios da próxima década, por isso é preciso envolver toda a sociedade para instigar a mudança que queremos ver no clima. O cinema, como meio de comunicação de massa, desempenha um papel significativo na construção deste pensamento coletivo. A Casa do Impacto propõe-se a trazer estes temas para discussão, democratizar o acesso ao impacto e às ações que individualmente ou em grupo devemos promover. Esta iniciativa promove também um debate que é urgente e demonstra-nos o poder da nossa ação individual e dos pequenos projetos na resolução de problemas societais. Envolve-nos com relatos na primeira pessoa de uma história que vivemos todos de tão perto, em 2017. Estamos muito satisfeitos por trazer este documentário para os cinemas portugueses, através desta parceria com os Cinemas NOS e a equipa de produção do filme.” explica Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto, sobre a vontade de rodar este documentário em Portugal.
“Como pai, este foi um filme profundamente emocional de fazer. Testemunhar em primeira mão como a emergência climática está a destruir inúmeras vidas deixou uma marca visceral em mim e forçou-me a pensar bem no mundo que estamos a construir. Ao mesmo tempo, este foi também um filme extremamente inspirador de dirigir, por ver a resiliência de pessoas como Nadia Piázza e Vitor Neves a reconstruir as suas vidas após uma tragédia inimaginável, e aprender sobre o potencial do movimento de reflorestação como parte fundamental da solução dos desafios da crise climática, encheu-me de otimismo. Estou muito orgulhoso do filme, e estou contente por a Casa do Impacto e a NOS Cinemas o estarem a exibir em Portugal”, afirma Orlando Von Einsiedel.
A primeira sessão, a ter lugar no Cinema NOS Amoreiras na sexta-feira, dia 11 de novembro, às 18h00, contará com um programa especial, dinamizado pela Casa do Impacto: antes da exibição do documentário existirá um painel de discussão sobre as alterações climáticas que contará com Miguel Costa Matos, deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, Catarina Fernandes Martins, co-produtora do filme e Sofia Carmo, responsável pelo programa de reflorestação de Pedrógão Grande, moderado por Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto.
Os bilhetes para o filme terão um custo simbólico de 5 euros e parte da receita será doada a um projeto de reflorestação a selecionar pela Casa do Impacto. Os bilhetes estarão à venda já a partir de 28 de outubro.
Sobre o Filme
O documentário “From Devil’s Breath”, realizado por Orlando Von Einsiedel e produzido por Leonardo DiCaprio e co-produzido por Catarina Fernandes Martins e Tiago Carrasco, volta a colocar a causa climática na ordem do dia, abordando a história improvável de duas narrativas — a comunidade de sobreviventes dos incêndios de 2017 em Pedrógão Grande, lutando para que o que viveram não volte a acontecer; e a descoberta científica revolucionária que ajudará a combater e prevenir os efeitos da crise climática.
O “From Devil’s Breath” é a história do heroísmo, da resiliência e da esperança daqueles que permanecem. No combate e tentativas de fuga ao colossal incêndio, ao todo, 66 pessoas morreram e 253 ficaram feridas, tornando-se o incêndio mais mortal da história de Portugal. Mais de 53.000 hectares ardidos de uma paisagem fortemente florestada com pinheiros e eucaliptos.
A missão do documentário é deixar uma mensagem de esperança: “O nosso planeta está a enfrentar uma crise climática inegável (…) a minha esperança é que este filme desperte uma conversa, que inspire a agir, e que nos ajude a unir de modo a replantar o nosso futuro.”, ouve-se Leonardo DiCaprio.
O documentário foi publicamente apresentado no Palm Springs International Film Festival e na COP26, em Glasgow, em 2021.