Educação. Internet vai ser reforçada nas escolas portuguesas e vão ser entregues 260 mil computadores
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que vai ser desencadeado um reforço da Internet nas escolas, por todo o País. No arranque do 2.º período letivo, o Ministro da Educação visitou a requalificação de três escolas de Vila Nova de Gaia, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal e pela Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires.
Durante a visita à Escola Básica Dr. Costa Matos, o Ministro disse que está a ser desencadeada «a maior operação logística de digitalização da escola pública», com a aquisição de milhares de computadores e com o reforço da internet nos estabelecimentos de ensino, com prioridade no «áudio e vídeo para que, sempre que for necessário, os professores possam contactar com os estudantes que eventualmente não estão nas escolas».
Mais 260 mil computadores
«O que está a acontecer neste momento é uma verdadeira reforma em termos de digitalização da nossa escola e é esta escola digital que nós queremos a funcionar», disse ainda Tiago Brandão Rodrigues que afirmou também que, além dos 100 mil computadores que já foram distribuídos, durante o primeiro período, está prevista a entrega de mais 260 mil computadores, a começar no segundo período.
Apesar do processo de digitalização já estar no programa de Governo, a pandemia «veio catalisar e acelerar todo o processo», disse, acrescentando que «no
Programa de Estabilização Económica e Social estavam alocados 400 milhões de euros, e estão alocados agora novos 500 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para a digitalização das escolas, para apetrechar as escolas, mas também para formar os nossos docentes, não docentes e podermos desmaterializar todo o material pedagógico».
Investimento de 8 milhões em Gaia
O Ministro e a Secretária de Estado da Educação estiveram presentes nas inaugurações das requalificações das Escolas Básicas Dr. Costa Matos, de Valadares e Sophia de Mello Breyner, em Vila Nova de Gaia, resultado do acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e a autarquia gaiense, num investimento total superior a 8 milhões de euros.
As obras na escola Dr. Costa Matos custaram 2,7 milhões de euros, na de Valadares, 2,3 milhões, e na Sophia de Mello Breyner, 2,9 milhões de euros.
O Ministro fez ainda um balanço positivo do primeiro período de aulas e afirmou que a comunidade educativa tem agora pela frente mais «55 longos dias» de trabalho e provação, neste segundo período letivo, sublinhando a dedicação, o esforço e a resiliência que mostra «como as escolas estão preparadas».