Eleições Europeias. Agora podes votar antecipadamente e em qualquer distrito
O requerimento Electrónico para votar antecipadamente para as Eleições Europeias está disponível de 12 a 16 de Maio.
As Eleições Europeias acontecem a 26 de Maio e a partir de agora, já não existe número de eleitor e até os eleitores com deficiência visual têm direito a uma matriz em braille. Para além disso, já é possível votar antecipadamente e sem qualquer tipo de justificação.
A partir destas Eleições Europeias, a lei sobre o voto antecipado passa a abranger todos os eleitores recenseados e exige o preenchimento de um requerimento electrónico ou por via postal, entre os dias 12 e 16 de Maio. Ou seja, já o podes fazer.
Para além disso, o voto antecipado em mobilidade pode ser exercido em todas as capitais de distrito e em todas as ilhas das regiões autónomas portuguesas, nos locais assinalados para o efeito.
Os eleitores que queiram usufruir do voto antecipado devem apresentar-se no dia 19 de Maio na mesa de voto escolhida, identificando-se com documento de identificação civil e indicando qual a freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.
É também possível saber a freguesia ou distrito a que se pertence aqui, e quaisquer dúvidas adicionais podem ser esclarecidas através da linha de apoio ao eleitor: 808 206 206.
Por fim, caso ainda tenhas dúvidas em saber qual o partido político que melhor corresponde aos teus pontos de vista, valores e prioridades podes consultar o site Euandi2019, que é distribuído pelo Instituto Universitário Europeu e pela Universidade de Lucerna, na Suíça, e responder a um questionário com 22 perguntas e no fim terás um resultado gráfico de acordo com as tuas respostas.