Em cena: teatro infantil a partir de Daniil Harms, autor russo perseguido
Está em cena desde 27 de Agosto, na Quinta da Ribafria (em Sintra), a peça “A Viagem de Kolka Pankin, e Petka Erchov que não acreditava em nada“. Trata-se de um espetáculo dirigida a crianças e famílias, e do primeiro espetáculo de uma trilogia de autores russos a ser levado a palco pela RUGAS Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação CulturSintra.
A peça adapta textos de Daniil Harms, autor da vanguarda russa no início do séc. XX, e que era visto com suspeita pelas autoridades, pela sua escrita livre de condicionamentos ideológicos. Escrevia para revistas infantis, sendo esta a forma de sobreviver e de ter “voz”, em resposta à perseguição que sofria pelo regime político que vigorava na rússia daquela época. A adaptação e dramaturgia é da autoria de Patrícia Susana Cairrão e Ricardo G. Santos, cabendo ainda a este último a encenação.
O espetáculo de teatro versa sobre o absurdo da comunicação – as percepções e interpretações da realidade, diferentes de pessoa para pessoa, os equívocos que daí emanam, e a força da imaginação na comunicação de uma ideia que queremos ver entendida, sob a forma de uma comédia non sense, em formato stand up comedy, para todas as idades. Trata-se de uma elegia à liberdade de expressão e criação, à isenção da arte e às fronteiras que esta derruba.
“A viagem de Kolka Pankin, e Petka Erchov que não acreditava em nada” encontra-se em cena todos os sábados e domingos até dia 25 de Setembro; os espetáculos acontecem na Quinta da Ribafria, em Sintra, pelas 16h00. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.