Escritor Afonso Cruz é director convidado da revista CAIS do mês de Outubro
O escritor Afonso Cruz é o director convidado da edição de Outubro da revista CAIS. Todos os meses, a Associação CAIS convida um cidadão ou conjunto de cidadãos com influência na opinião pública para assumirem a direcção da revista.
Nesta edição, o tema escolhido para a reportagem pelo director convidado foi “A Agricultura de cultivo intensivo”, questionando quais os benefícios económicos na produção e eventuais malefícios para a sustentabilidade ambiental.
No Editorial, Afonso Cruz fala sobre a importância de pausar a vida, parar para reflectir e também saber dizer a palavra “não”.
Na secção 1 Tema, 2 Pontos de Vista questiona-se: “Imposição de uma moral política ou económica: que legitimidade?”. José Adelino Maltez e André Barata, docentes universitários, debatem a questão.
Para a Narrativa Fotográfica, Afonso Cruz escolheu apresentar o trabalho do jornalista Luís Octávio Costa (@kitato) – também fotógrafo e Instagramer por paixão.
O filme escolhido pelo escritor é “Noite na Terra”, de Jim Jarmusch. A história baseia-se nas conversas entre condutores e passageiros em cinco viagens de táxi em cinco diferentes cidades.
A revista CAIS foi criada em 1994, no mesmo ano da fundação da Associação CAIS, funcionando, desde então, como uma peça importante na estratégia de intervenção social para a capacitação e participação activa de cidadãos excluídos ou em risco de exclusão social. Desde 2014, a CAIS entrega nas mãos de cidadãos que se notabilizaram de alguma forma uma edição da revista CAIS, para que possam envolver-se num exercício ímpar de cidadania, tornando-se, assim, directores convidados da revista.
O valor das vendas da revista CAIS reverte em 70% para o próprio vendedor, contribuindo para a sua autonomia e dignidade e para o desenvolvimento de hábitos de trabalho. Em 2018, a CAIS vendeu 59 634 revistas.
Sabe onde encontrar o teu vendedor da Revista CAIS.