“Espectros”, encenação de Nuno Cardoso do texto de Henrik Ibsen, estará em cena em Lisboa
“Espectros”, encenação de Nuno Cardoso do texto de Henrik Ibsen, estará em cena na Sala Garrett. Teatro Nacional São João leva assim o espetáculo ao D. Maria II.
“Espectros”, peça escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen em 1881, chega esta semana à Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, numa encenação de Nuno Cardoso, que estará em cena de 28 de abril a 8 de maio.
Uma produção do Teatro Nacional São João, estreada em maio de 2021, no Porto, Espectros recupera o texto de Ibsen, inscrevendo-o no repertório deste Teatro. Circunscritas a um lugar escuro de onde ninguém sai ou entra, as personagens de “Espectros”, vivem “com medo da luz”, inconformadas com o estrangulamento das suas vidas afetivas, ávidas de um impulso vital que as liberte de uma existência regida pelo conservadorismo e pela omnipresença do dinheiro.
Nesta encenação de Nuno Cardoso, Diretor Artístico do São João, que agora chega a Lisboa, Afonso Santos, Joana Carvalho, João Melo, Maria Leite, Mário Santos e Rodrigo Santos dão vida às personagens inconformadas de Ibsen. Osvald Alving, filho pródigo, regressa a casa dos pais com uma “infeção”, doença que engendra fantasmagorias. Na sua presença, adensam-se as sombras de um conjunto de “atitudes antiquadas e crenças mortas”, os “espectros” que envenenam o presente e hipotecam as possibilidades de futuro.
“Espectros” pode ser visto na Sala Garrett do D. Maria II de 28 de abril a 8 de maio. Na última sessão, no dia 8 de maio, às 16h, o espetáculo conta com Audiodescrição.