Estreia nos cinemas “O Evangelho Segundo São Mateus”, de Pier Paolo Pasolini: “uma narrativa épico-lírica”
Para assinalar a Páscoa a distribuidora Risi Film estreia nas salas de cinema de nacionais um dos filmes bíblicos mais marcantes da história do cinema, “O Evangelho Segundo São Mateus”, de Pier Paolo Pasolini.
Neste filme o realizador italiano Pier Paolo Pasolini apresenta “um Cristo completamente distinto do estilo “épico” com que o cinema o vinha caracterizando; um Cristo solar que se faz acompanhar da música de Bach, enquanto a Virgem é interpretada pela mãe do próprio autor.”, pode ler-se num comunicado da Risi Film.
“Li o Evangelho e, ao lê-lo, aquele acréscimo de vitalidade que dá a leitura de uma grande obra como é precisamente o Evangelho, sugeriu-me a ideia de fazer um filme. Ao repensar no assunto, percebi que havia razões profundas, que não havia a libertação da inspiração religiosa num marxista dos elementos espúrios que tinham inspirado “Accattone”, ou seja, a libertação do desespero que estava em “Accattone” e que em si própria se torna inspiração. “Il Vangelo secondo Matteo” devia ser, quanto a mim, uma violenta chamada de atenção à burguesia estupidamente lançada para o futuro que é a destruição do homem e dos elementos antropologicamente humanos, clássicos e religiosos do homem.” afirmou Pier Paolo Pasolini, segundo o comunicado da distribuidora Risi Film, sobre o filme que tinha criado e onde se pode ler ainda que “Não me interessou fazer uma obra histórica: todo o filme é uma narrativa épico-lírica, em tom nacional-popular e ao defini-lo assim estou a usar uma citação de Gramsci. Do mesmo modo, não quis fazer uma reconstrução histórico-arqueológica do ambiente e dos personagens, mas apenas poética.”, afirmou o realizador italiano.
Salas onde será exibido o filme:
Cinema Ideal (Lisboa), UCI Cinemas El Corte Inglés (Lisboa), UCI Cinemas Arrábida Shopping (Porto), O Cinema da Villa (Cascais), Cinema Trindade (Porto), NOS Amoreiras (Lisboa), NOS Alma Shopping (Coimbra), NOS Almada Forum e NOS Braga Parque.