Estudantes de Medicina discutem papel das faculdades no combate ao covid-19

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Abril, 2020
Estudantes de Medicina discutem papel das faculdades no combate ao covid-19
PUB

Associação Nacional de Estudantes de Medicina e Faculdade de Medicina de Lisboa debatem o papel das escolas médicas durante a pandemia. Debate faz parte do ciclo de webinars promovido pelo COVID19PTCiência.

Esta quinta-feira, dia 2 de abril, às 21h30, decorre a segunda sessão do ciclo de webinars “Noites contra o covid-19”. Para debater o papel das escolas médicas na minimização do impacto da pandemia, a conferência virtual conta com a participação de Sara Meirinhos, diretora de Educação Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e Joaquim Ferreira, presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Recentemente a ANEM emitiu um comunicado em que indicava que os estudantes “estão absolutamente disponíveis para auxiliar, ativamente e no terreno, as autoridades de Portugal neste momento crítico de emergência nacional” e, por isso, a Associação “diligenciou prontamente junto das entidades competentes pela gestão da epidemia do covid-19, das Escolas Médicas, e das demais entidades governativas e associadas da administração do sistema de saúde, que contributos podem os estudantes de Medicina oferecer, neste momento e nas próximas fases”.

Esta é a segunda conferência promovida pelo COVID19PTCiência, projeto que junta a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a plataforma Evidentia Médica e a startup UpHill. A última sessão, dedicada aos responsáveis de lares e cuidadores informais, pode ser revista aqui, e juntou mais de 3.000 pessoas na audiência.

O objetivo das “Noites contra o covid-19” é juntar várias vozes do setor da Saúde para um debate sobre o papel de cada uma das instituições no contexto atual. Esta sessão é dirigida especificamente aos estudantes de medicina.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados

por ,    25 Novembro, 2021

Nestes últimos dias, navegando pelas redes sociais, tenho encontrado várias pessoas que citam, sem aparente honestidade, as atuais restrições de entrada em certos espaços e eventos, em vigor para quem não possui o certificado de vacinação, comparando-as depois com as restrições de acesso aos espaços para quem não tinha o "certificado de arianismo", ou "Ahnenpaß", na Alemanha Nazi. Este é muito possivelmente o argumento mais dúbio que estas pessoas poderiam partilhar sobre o assunto. Mais facilmente um "reductiu as hitlerum" destes seria usável e instrumentalizável contra negacionistas e opositores de medidas de contenção da pandemia, lembrando que eram precisamente os nazis que defendiam que os elos mais fracos deveriam ser deixados para trás...

Ler Mais