Eurovisão. Depois de antecipar a vitória de Måneskin, Spotify volta a analisar os dados da plataforma para prever o vencedor desta edição

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Maio, 2022
Eurovisão. Depois de antecipar a vitória de Måneskin, Spotify volta a analisar os dados da plataforma para prever o vencedor desta edição
MARO / Fotografia de Pedro Pina – RTP
PUB

“Saudade, Saudade” de MARO está em 12.º lugar a nível mundial, com mais de 2 milhões de streams.

Depois de no ano passado os dados do Spotify terem previsto uma vitória da banda de hard rock italiana Måneskin, com ZITTI E BUONI, cuja música foi a mais ouvida entre março e maio de 2021, este ano a Itália pode repetir a vitória na Eurovisão. O maior destaque do calendário musical da Europa, está de regresso — e a sua popularidade mantém-se mais forte do que nunca. Os dados do Spotify revelam que os streams de playlists da Eurovisão aumentaram mais de 594% durante a edição de 2021, com streaming de 27 milhões de minutos, tendo 71% dos utilizadores idades compreendidas entre os 13 e os 34 anos. 

A música escolhida para representar Itália em 2022, Brividi de Mahmood e BLANCO, tem atualmente cinco vezes mais streams que Hold Me, de Cornelia Jakobs da Suécia, que está em segundo lugar, sendo que o pódio encerra com De Deipte de S10, a música da Holanda. Com a exceção da música escolhida para representar cada país, Brivid é a música mais ouvida em 28 dos 40 países que participam no Festival da Canção em Turim. Apenas quatro países – Espanha, Luxemburgo, Israel e Irlanda – ganharam duas vezes consecutivas, com a Irlanda a conseguir vencer três vezes entre 1992 e 1994. 

A música que vai representar Portugal, “saudade, saudade” de MARO, teve um crescimento exponencial desde o anúncio da vitória no Festival da Canção, tendo crescido mais de 1000% e já ultrapassou os 2 milhões de streams. De acordo com os dados do Spotify sobre as músicas que participam na Eurovisão com mais streams, “saudade, saudade” encontra-se em 12.º lugar, o que deverá garantir um lugar na final em Turim, a 14 de maio. 

O Spotify relembra ainda os favoritos das edições anteriores da Eurovisão, onde consta a música portuguesa vencedora Amar Pelos Dois, de Salvador Sobral, com 88% dos streams em 2021 a virem do estrangeiro, de países como Espanha ou Holanda.  Ao contrário do que seria de esperar, Arcade, de Duncan Lawrence, vencedor holandês da edição de 2019, obteve mais streams entre abril de 2021 e março de 2022 do que ZITTI E BUONI, dos Måneskin, vencedores da última edição.

Os fãs do Festival podem também aproveitar um catálogo alargado de playlists para cada mood e ocasião, incluindo Eurovision Winners, Eurovision Party and Eurovision Ballads — com entradas de anos anteriores — e playlists por década — Eurovison 10s, 00s, 90s, 80s, e Eurovision Gold (com músicas dos anos 50, 60 & 70) — que celebram cultura musical europeia. 

As 15 músicas mais ouvidas a nível mundial na edição deste ano da Eurovisão:

  1. Itália – Brividi de BLANCO, Mahmood
  2. Suécia – Hold Me Closer de Cornelia Jakobs
  3. Holanda – De Diepte de S10
  4. Espanha – SloMo de Chanel
  5. Noruega – Give That Wolf A Banana de Subwoolfer
  6. Ucrânia – Stefania (Kalush Orchestra) de KALUSH
  7. Aústria – Halo (feat. PIA MARIA) de LUM!, PIA MARIA
  8. Finlândia – Jezebel de The Rasmus
  9. Reino Unido – SPACE MAN de Sam Ryder
  10. Polónia – River de Ochman
  11. Letónia – Eat Your Salad de Citi Zēni
  12. Portugal – saudade, saudade de MARO
  13. França – Fulenn de Ahez, Alvan
  14. Bélgica – Miss You de Jérémie Makiese
  15. República Checa – Lights Off de We Are Domi

As 15 músicas mais ouvidas em Portugal na edição deste ano da Eurovisão:

  1. Portugal – saudade, saudade de MARO
  2. Itália – Brividi de BLANCO, Mahmood
  3. Espanha – SloMo de Chanel
  4. Suécia – Hold Me Closer de Cornelia Jakobs
  5. Ucrânia – Stefania (Kalush Orchestra) de KALUSH
  6. Holanda – De Diepte de S10
  7. Noruega – Give That Wolf A Banana de Subwoolfer
  8. Reino Unido – SPACE MAN de Sam Ryder
  9. Aústria – Halo (feat. PIA MARIA) de LUM!, PIA MARIA
  10. França – Fulenn de Ahez, Alvan
  11. Polónia – River de Ochman
  12. Grécia – Die Together de Amanda Georgiadi Tenfjord
  13. Chipre – Ela de Andromache

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados