Fado de Amália Rodrigues dá nome a novo filme de Pedro Almodóvar que será uma “resposta” a “Brokeback Mountain”
Ethan Hawke e Pedro Pascal serão os protagonistas.
Depois de “Madres Paralelas”, em 2021, e antes de dar a conhecer a sua nova longa-metragem, “A Manual for Cleaning Women“, que terá Cate Blanchett como protagonista, Pedro Almodóvar revela que irá começar a filmar uma nova curta-metragem de cerca de 30 minutos.
Segundo a Variety, Ethan Hawke será um dos protagonistas, ao lado do já confirmado Pedro Pascal. O nome do novo projecto também já foi revelado: “Strange Way of Life” (“Extraña forma de vida”) e é inspirado de forma directa no famoso fado “Estranha Forma de Vida”, da consagrada fadista portuguesa Amália Rodrigues.
Ainda segundo a Variety, a nova curta-metragem será filmada em inglês e começa com um homem chamado Silva a cavalgar pelo deserto até Bitter Creek e que vai visitar o Xerife Jake. 25 anos antes deste reencontro, os dois homens trabalhavam juntos.
Em entrevista ao IndieWire, o cineasta espanhol revelou também vários detalhes deste seu novo projecto; “Strange Way of Life” (“Extraña forma de vida”) será um Western filmado no próximo mês de Agosto na região de Almería, Espanha, no mesmo local onde o realizador Sergio Leone filmou, por exemplo, “O Bom, o Mau e o Vilão” (1966).
Pedro Almodóvar era uma das opções em cima da mesa para realizar “Brokeback Mountain”, no entanto Ang Lee acabou por ser o escolhido. Agora, e na mesma entrevista ao IndieWire, o cineasta espanhol afirma que este seu novo projecto, “Strange Way of Life”, “pode ser como a minha resposta a “Brokeback Mountain” [um neo-Western romântico]” e descreve a relação entre os dois protagonistas do filme como animalesca: “A relação entre os dois [Jake Gyllenhaal e Heath Ledger] era animalesca. Foi uma relação física. O soco do filme vem quando eles têm que se separar, e a personagem de Heath Ledger [Ennis Del Mar] descobre que não consegue pensar nisso. Esta é uma descoberta forte. Mas, até àquele momento, era animalesco e para mim era impossível ter isso nesse filme porque era um filme de Hollywood“, afirma o realizador.