Festival de Cinema de Veneza premeia três filmes financiados pela União Europeia

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Setembro, 2021
Festival de Cinema de Veneza premeia três filmes financiados pela União Europeia
“Il buco”, filme de Michelangelo Frammartino


Os vencedores da 78.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza foram anunciados no sábado, 11 de setembro. Foram premiados três filmes financiados pela UE. “Il buco” de Michelangelo Frammartino, que competiu na secção Venezia 78, recebeu o prémio especial do júri. Por outro lado, Peter Kerekes e Ivan Ostrochovský receberam o Prémio Orizzonti do melhor argumento para o filme “107 Mothers”. O júri da secção Orizzonti também atribuiu a Piseth Chhun o prémio de melhor ator pelo seu papel em “White Building”, de Kavich Neang. No total, seis filmes apoiados pela União Europeia estavam a concurso nesta edição do festival em várias categorias, nomeadamente nas secções Venezia 78, Orizzonti, Orizzonti Extra e Orizzonti Short Films.

Os filmes foram coproduzidos por equipas internacionais de prestígio, envolvendo países da UE e de fora da UE. No total, a UE investiu mais de 290 000 euros, através da vertente MEDIA do programa Europa Criativa, no desenvolvimento, coprodução internacional e distribuição destas obras. Estes filmes serão também apresentados no âmbito da campanha “30 anos de MEDIA“, que celebra o apoio da Europa à indústria audiovisual ao longo das décadas, destacando as suas realizações à frente e atrás da câmara e salientando o verdadeiro impacto do apoio da UE ao setor.

O Festival, em associação com o programa Europa Criativa MEDIA, também acolheu uma edição do Fórum do Filme Europeu, em 6 de setembro, intitulado “Os bastidores da indústria cinematográfica: para uma indústria inovadora e resiliente”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados