Frank Ocean pode regressar de surpresa aos palcos esta noite

por Tiago Mendes,    10 Novembro, 2019
Frank Ocean pode regressar de surpresa aos palcos esta noite
© Angela Weiss
PUB

Trata-se apenas de uma possibilidade, mas justifica a nossa atenção. Esta madrugada poderá marcar o regresso aos palcos de uma das mais importantes figuras do mundo da música – Frank Ocean – dois anos depois da sua última actuação ao vivo. O boato está a circular em diversas comunidades online há já vários meses, mas tem vindo a intensificar-se nas últimas semanas.

Tyler, The Creator é o curador do festival Camp Flog Gnaw Carnival, um evento anual que reúne constantemente grandes nomes do hip hop, neo-soul e do R&B (entre outros). O cartaz da edição de 2019 foi divulgado em Agosto, e entre os confirmados estavam o próprio Tyler The Creator, Solange, FKA Twigs, Earl Sweatshirt, Thundercat, entre outros. Mas o nome do segundo cabeça de cartaz surgia oculto por uma faixa. O concerto deste segundo cabeça de cartaz acontece esta noite – quase ao alvorecer, na hora de Portugal – e o nome do mesmo ainda não foi divulgado.

Uma série de indícios apontam para a possibilidade de ser Frank Ocean. O primeiro é desde logo a forma excêntrica com que regressaria aos palcos, de surpresa, e logo no palco de um grande festival; acontecimento que seria condizente com a sua personalidade artística.

A somar a isto, não podemos ignorar que no último mês Frank Ocean divulgou dois temas novos – “DHL” e “In My Room”. As capas destes dois singles são bastante sugestivas: uma série de ícones parecem dar a ideia de que estas duas faixas fazem parte de um novo álbum, acerca do qual ainda não existe qualquer comunicado oficial.

Depois, há que ter em conta a proximidade entre Tyler e Frank – amigos de longa data e antigos colaboradores no antigo colectivo de hip hop Odd Future. Tendo em conta que a programação do festival está nas mãos de Tyler, será de supor que é a circunstância ideal para Frank Ocean aparecer de surpresa e ocupar o lugar principal do evento.

Para finalizar a lista de indícios, o programador do festival Primavera Sound de Barcelona divulgou numa entrevista dada há dias à Radio Primavera Sound que Frank Ocean poderá mesmo ser o cabeça-de-cartaz do Camp Flog Gnaw Carnival; e que o artista terá agendada uma digressão americana para 2020, com passagem pelo Coachella (em Abril). Esta indicação faz com que seja ainda mais verosímil a ideia de existir um espectáculo pronto a ser apresentado.

A expectativa online é enorme, mas a verdade é que ninguém tem a certeza de quem é o nome secreto no alinhamento do festival. A confirmar-se um concerto de Frank Ocean – e, quem sabe, a apresentação desse seu novo misterioso projecto – esta noite será marcada pelo surpreendente regresso de um dos músicos de culto da actualidade. E o lançamento do novo álbum poderá, nesse caso, estar iminente.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados