Imprensa Nacional lança primeira publicação póstuma dedicada à artista Helena Almeida
Foi lançada ontem a primeira publicação póstuma dedicada à artista portuguesa Helena Almeida, que nos deixou o ano passado. O livro percorre 50 anos da sua produção artística (1968-2018) – incluindo um segmento significativo da sua obra fotográfica, assim como alguns desenhos do seu processo criativo.
A obra conta ainda com um ensaio inédito de Delfim Sardo, que colaborou na organização do livro. Intitulado “Continuar Aqui”, narra a impressão do curador e ensaísta sobre a obra de Helena Almeida: “Costuma dizer-se que todas as histórias começam com um corpo. É a partir de um corpo que tudo começa, seja num corpo visto, num corpo sentido, na sua unidade ou na sua fragmentação. Helena Almeida, cuja obra não construiu nunca nenhum tipo de saga, sempre desenvolveu pequenas narrativas que são protagonizadas por um corpo — o seu“.
O quarto volume da Série Ph., da Imprensa Nacional, foi lançado ontem na biblioteca daquela instituição. Começou a ser preparado enquanto a artista ainda era viva – mas, ao contrário da maioria dos restantes livros da colecção, preparados em diálogo com o próprio artista visado, neste caso já não foi possível essa colaboração de fundo.
A Série Ph, dirigida por Cláudio Garrudo, é uma colecção de monografias dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, bilingue, de preço acessível, que pretende dar a conhecer a obra dos autores, com textos de especialistas e apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia. Helena Almeida junta-se assim aos restantes fotógrafos já abarcados pela colecção – Jorge Molder, Paulo Nozolino e Fernando Lemos. O próximo volume a ser editado será dedicado a José Manuel Rodrigues.