Já podes ouvir o novo disco de Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo
O segundo LP de Filipe Sambado, editado pela NorteSul/Valentim de Carvalho, está disponível nas plataformas digitais e sai em formato físico e no Spotify dia 20 de Abril.
“Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo” é um compêndio de sons organizados na forma de hinos à possibilidade de nós sermos outra coisa. De sermos coisas para as quais ainda não temos nomes.
Quando Filipe Sambado canta “só quero correr até já não fazer sentido”, em “Alargar o Passo“, dá vontade de ir com ele para esse lugar onde tudo pode ser o que quisermos. É esta maturação pessoal e artística que nos mostra com este disco, no qual sentimos o processo de aceitação e de não resignação. É inquieto mas optimista. Não existem respostas, tudo é sugestivo e condicional porque “o sul pode ser o norte de alguém”.
Em “Deixem Lá“, o single de estreia, pede, ironicamente, autorização ao senso comum instituído – “deixem-me lá”- e lança também o desafio: deixem-se lá ser curiosas; atrevidos por vos acharem bonitos; vestirem o que quiserem.
“Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo” é um conjunto de canções notáveis que partem de uma matriz indie pop e consolidam um universo sónico que tanto estabelece cumplicidades com a música portuguesa ─ da canção de autor à música popular e de baile ─, como se deixa contaminar pelo krautrock, lo-fi ou surf music. Manuel Lourenço (tcp Primeira Dama), Alexandre Rendeiro (tcp Alek Rein), C de Crochê e Luís Barros formam Os Acompanhantes de Luxo.
Filipe Sambado sabe que isto não é só música. E por isso mete corpo na cultura e no discurso: lembra-nos o efeito que causava António Variações ao descer a Rua Garrett. As unhas pintadas do Filipe hoje parecem ser os brincos do António ontem.