João Pinharanda é o novo diretor artístico do maat

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Novembro, 2021
João Pinharanda é o novo diretor artístico do maat
MAAT / DR
PUB

Historiador e crítico de arte assume a direção do museu a 1 de janeiro de 2022, sucedendo a Beatrice Leanza. João Pinharanda já está desde julho a preparar a programação cultural do próximo ano.

O historiador e crítico de arte João Pinharanda assume a direção do Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia a 1 de janeiro de 2022.

“O projeto de João Pinharanda para o Maat, que está a ser desenvolvido desde julho de 2021, passará por reforçar o lugar do Museu no centro dos debates artísticos e culturais contemporâneos, na cidade, no país e internacionalmente; bem como reforçar a presença de artistas e criadores nacionais de todas as áreas nesse debate.”, pode ler-se num comunicado.

João Pinharanda (Moçambique, 1957) é licenciado em História (Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, 1980) e Mestre em História de Arte (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, 1985).  

A par da carreira docente, foi programador da Fundação EDP (2000-2015), tendo sido criador e organizador do Prémios de Arte dinamizados pela instituição: Prémio Novos Artistas Fundação EDP e Grande Prémio Fundação EDP. Participou também na constituição da Coleção de Arte da Fundação EDP. 

Exerceu posteriormente as funções de Adido Cultural da Embaixada de Portugal em Paris e diretor do Centro Cultural Português em Paris – Camões I.P., entre 2016 e 2021.

João Pinharanda sucede a Beatrice Leanza na direção artística do maat, que cessa funções no final do ano. A curadora colaborará, ainda, com o MAAT em 2022, na segunda parte da exposição “Earth Bits – Sensing the Planetary”, que incluirá o programa de investigação “Visual Natures: The Politics and Culture of Environmentalism in the XX and XXI Centuries” com design da arquiteta brasileira Carla Juaçaba, que inaugurará em Março, e na exposição de Didier Fiúza Faustino, prevista para Outubro do mesmo ano.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados