Adriana Proganó é a vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Outubro, 2022
Adriana Proganó é a vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022
Júri com os artistas vencedores. Da esquerda para a direita: Miguel Coutinho, Ana Rito, Luisa Cunha, Vera pinto Pereira, Adriana Proganó, Bruno Zhu, Amanda Carneiro e Marcio Doctors / Fotografia de Vasco Vilhena
PUB

O júri atribui ainda uma menção honrosa ao artista Bruno Zhu.

A escolha foi feita por unanimidade por um júri presidido por Vera Pinto Pereira (presidente da Fundação EDP) e composto por Amanda Carneiro (curadora), Luisa Cunha (artista), Marcio Doctors (crítico de arte e curador), Ana Rito (artista, curadora e investigadora) e Miguel Coutinho (administrador executivo e diretor geral da Fundação EDP).

De acordo com o júri “o trabalho apresentado pela artista Adriana Proganó destacou-se pela ousadia ao produzir algo inédito dentro da sua própria trajetória, em diálogo com os temas e as linguagens a que se tem dedicado.”. O júri salientou ainda “a singularidade desta proposta, que, aliando ironia e humor à critica institucional, apresenta um olhar renovado da prática da pintura e do seu prolongamento no campo do objeto.”

O júri decidiu ainda conceder uma Menção Honrosa a Bruno Zhu, pela particularidade da sua linguagem, que incorpora outros campos da visualidade como o design e a moda na sua prática artística, recorrendo a elementos pessoais, despersonalizando-os.

À pessoa vencedora é atribuído um prémio monetário no valor de 20 mil euros.

A 14ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP teve como finalistas, entre mais de 700 candidaturas, Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, Maria Trabulo, René Tavares e Rita Ferreira.

Os seis artistas participam numa exposição coletiva que está patente até 6 de fevereiro de 2023, no maat, e que tem curadoria de Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos.

O júri da premiação salienta a qualidade geral das propostas apresentadas pelos seis finalistas, bem como, o trabalho desenvolvido pela equipa curatorial na produção da exposição. Na linha das edições anteriores do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, o júri destaca que a escolha deste grupo de artistas expressa bem o espírito do momento atual da arte e das preocupações de uma geração.

Instituído em 2000, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP é reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional, tendo distinguido desde a primeira edição os artistas Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Policarpo. Ao longo de duas décadas de história, com dimensão pública crescente, o Prémio Novos Artistas contou com a participação de dezenas de artistas, mapeando a trajetória de sucessivas gerações do universo artístico nacional.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados