Jovens portugueses criam iniciativa “Política Para Todos” para promover participação dos cidadãos nos processos eleitorais

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Setembro, 2019
Jovens portugueses criam iniciativa “Política Para Todos” para promover participação dos cidadãos nos processos eleitorais

Está a ser desenvolvida a primeira página que agrega toda a informação sobre as candidaturas para as eleições legislativas. Comunidade é aberta e rege-se por princípios de imparcialidade e transparência radical descritos em www.politicaparatodos.pt.

A comunidade Política Para Todos nasceu este verão com o objetivo de promover a participação ativa dos cidadãos nos processos eleitorais em Portugal, no seguimento da página Europeias 2019, para as eleições Europeias de Maio. É composta por voluntários de várias partes do país e diferentes áreas profissionais.


A comunidade está neste momento a desenvolver uma página com toda a informação relevante para as eleições legislativas de 6 de Outubro de 2019. Para cada candidatura, e nos casos em que os programas eleitorais estejam disponíveis, será apresentada informação para ajudar a perceber as diferentes propostas, tais como: nomes dos cabeças de lista, contato de email da candidatura, programa eleitoral, e lista de candidatos.

Para além de listar as candidaturas, está ser desenvolvida a funcionalidade de comentar os programas eleitorais. Esta funcionalidade permitirá discutir medidas ou fazer perguntas para esclarecimento por parte dos partidos políticos. Permitirá ainda um envolvimento direto da comunidade com cada parágrafo de cada programa apresentado, o que facilita um maior esclarecimento e literacia na hora da decisão.

O grupo admite que este tipo de projecto carece de especial cuidado para que não haja tentativas de sabotagem online como aconteceu recentemente em eleições de outros países como nos Estados Unidos da América. Como tal, a comunidade adotou princípios de transparência radical na sua forma de trabalho: toda a comunicação interna está disponível numa plataforma aberta, as reuniões são gravadas e também de acesso livre. A adesão à comunidade é livre para qualquer cidadão.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados