‘Le Livre d’Image’, novo filme de Jean-Luc Godard, estreia na Cinemateca Portuguesa em Setembro
“Le Livre d’Image”, ou em português “O Livro de Imagem”, fará a abertura da nova temporada de programação da Cinemateca Portuguesa
Segundo a Screen Daily, “Le Livre d’image” encontrava-se em produção há mais de dois anos e numa das entrevistas efectuadas por Godard durante este período de concepção revelou mais alguns detalhes sobre aquilo em que o filme consiste. O franco-suíço funde assim a guerra, o sentido de viagem e a lei (explorando conceitos políticos trabalhados pelo filósofo iluminista Montesquieu) numa região condicionada pela pobreza mas onde existe petróleo. Essa evidência torna as gentes da região satisfeitas pela estabilidade que têm, sendo esta altamente perturbada pela vontade do seu governador de assumir também outros países vizinhos.
Antes da estreia de “Le Livre d’image”, que aconteceu na 71.ª edição do Festival de Cannes, Godard foi também entrevistado pela russa Séance e revelou vários detalhes do seu novo projecto:
“Estou a fazer uma introdução muito longa. Antes de vermos toda a mão, devemos considerar cada dedo individualmente. Então, eu dou os primeiros cinco elementos: a guerra, as viagens, a lei (como Montesquieu, o Espírito das Leis) … algum outro e este último é o chamado Região Central (Central Region), em memória de um dos filmes underground americanos.“, disse o cineasta. E acrescentou ainda: “Esta pequena história é emprestada de um livro desinteressante que se intitulava Happy Arabia – este epíteto de viajantes do século XIX (como Alexandre Dumas) concedendo hoje à região atingida pela pobreza, o Oriente Médio. A acção ocorre num dos países locais onde há petróleo; as pessoas estão satisfeitas com esse estado de coisas, mas o seu governante quer governar os outros países árabes. Ele tenta isso, mas eventualmente falha, e tudo volta ao normal. Eu filmo sem actores, eles não precisam de mim aqui. Mas existe um contador de histórias, para ler os excertos do livro, e aí nós compreendemos amplamente a história, que funciona como uma espécie de parábola.“, revelou Jean-Luc Godard.
Desta feita, “Le Livre d’Image” tratar-se-á de uma reflexão sobre a realidade da sociedade árabe contemporânea, realidade esta marcada por fortes convulsões e que merecerão um tratamento especializado pelo cineasta. Confirmado está assim o prolongamento da carreira produtiva de Godard, tratando-se de um dos maiores e dos mais revolucionários nomes do cinema europeu e mundial.
“O Livro de Imagem”, será exibido numa sessão especial, a 1 de Setembro, pelas 21h30, e a sua estreia acontecerá em Outubro, com distribuição da Midas Filmes.