Leonardo DiCaprio vai produzir filme sobre fraude de emissões de gases poluentes da Volkswagen
O escândalo da empresa alemã Volkswagen já fez correr muita tinta, a própria Netflix já produziu uma série, “Dirty Money”, sobre o assunto, e agora, e no cinema, Leonardo DiCaprio vai levar um livro até ao grande ecrã, segundo o Collider.
Segundo a mesma fonte, Edward Berger, cineasta indicado a um Emmy com a mini-série “Patrick Melrose”, fechou contrato no ano passado para realizador o filme e Charles Randolph, que venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado com o filme “The Big Short”, irá adaptar o argumento.
DiCaprio e Jennifer Davisson estão a produzir o filme através duma parceria entre a produtora do actor, a Appian Way, e a Paramount que adquiriu os direitos do livro “Faster, Higher, Farther: The Inside Story of the Volkswagen Scandal”, de Jack Ewing, jornalista do New York Times. Segundo o Collider, a proposta de quatro páginas foi vendida através dum acordo de seis dígitos e “Faster, Higher, Farther” pode ser o nome do filme.
O escândalo teve repercussões a uma escala mundial, e supostamente o próprio CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, sabia que a empresa tinha colocado o software ilegal, conhecido como “defeat devices”, em milhares de carros Clean Diesel. Esses dispositivos informavam quando o carro estava a ser testado para emissões de combustível, e ligavam controlos de emissões para enganar o teste e assim cumprir com os padrões da EPA (Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos). Depois do escândalo rebentar, a Volkswagen já gastou cerca 30 mil milhões de dólares em reparos, reembolsos de clientes e multas.
Por fim, ainda não se sabe quando é que o filme estreia nos cinemas.