“Lisboa Para Pessoas” é uma nova revista digital sobre mobilidade e sustentabilidade em Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Março, 2021
“Lisboa Para Pessoas” é uma nova revista digital sobre mobilidade e sustentabilidade em Lisboa
Fotografia de Louis Paulin / Unsplash
PUB

O Lisboa Para Pessoas nasce numa cidade em mudança para ajudar a tratá-la. O Lisboa Para Pessoas apresenta-se como uma nova revista, digital e comunitária, sobre mobilidade sustentável em Lisboa, e a vivência da cidade e do seu espaço público.

O rumo que Lisboa, agora, parece querer tomar vem chocar com décadas de investimento numa cidade que virava as costas às pessoas e dava primazia ao veículo privado. Tornar Lisboa mais segura, mais verde, menos poluída, menos ruidosa e mais humana é o caminho que urge percorrer, para que a cidade possa, uma vez mais, voltar a ser calcorreada por todos.

Neste contexto, torna-se necessário um novo meio de comunicação social que auxilie na transição que a cidade está a fazer — de forma independente, colaborativa e convergente, sem segundas intenções. Uma plataforma que ofereça informação e ferramentas para decisões mais ponderadas e conscientes, que ajude no debate público sobre o futuro da cidade e que apresente a sua proposta de valor — uma Lisboa Para Pessoas.

No Lisboa Para Pessoas, pensaremos numa Lisboa com a bicicleta mas sem a impor, uma Lisboa que inclua todas as pessoas, independentemente do seu meio de transporte, uma Lisboa da qual automóvel também faz parte, claro, mas sem determinar o tempo e o espaço da cidade. O Lisboa Para Pessoas reúne no mesmo espaço todas as novidades da cidade do ponto de vista da mobilidade pedonal e ciclável, dos transportes colectivos, do espaço público e da sustentabilidade. A publicação oferece ainda um  conjunto de guias práticos para quem queira começar a viver a cidade de outra forma, bem como uma biblioteca com recursos e ferramentas. O Lisboa Para Pessoas promete ainda fazer jornalismo de fundo com reportagens, entrevistas, ensaios, um podcast e outros conteúdos especiais.

Da autoria de Mário Rui André (ex-Shifter), o Lisboa Para Pessoas procura financiar-se através de contribuições e da sua loja. O projecto conta com algumas parcerias importantes como a Swonkie e a E-goi que facultaram as suas plataformas tecnológicas, ou o novo jornal Mensagem de Lisboa, com o  qual irá colaborar na produção de conteúdos sobre mobilidade. Nos parceiros contam-se ainda a MUBi — Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta e a Câmara Municipal de Lisboa, que, não tendo qualquer ligação editorial ou financeira ao projecto, disponibilizou o seu vasto arquivo fotográfico.

Independente, colaborativo, convergente e sem fins lucrativos, o Lisboa Para Pessoas está agora disponível a todos os que queiram fazer parte deste projecto. Acreditamos num jornalismo aberto e disponível, que assume um papel participativo e construtivo, propondo uma forma de cidade. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados