Município de Barcelos recebe encontro internacional “Caminhos do Barro Entre Culturas”
O Município de Barcelos possui uma grande tradição barrista, e é aqui que se encontra instalado o único Museu de Olaria Nacional, espaço que se dedica integralmente à promoção, estudo e preservação da tradição olárica, local, nacional e também de países de expressão portuguesa, entre os quais se inclui um considerável espolio de cerâmicas de Cabo Verde.
Reconhecendo o grande valor patrimonial que encerra a tradição barrista em Cabo Verde, o Município de Barcelos, através do seu Museu de Olaria, tem, há vários anos, estabelecido diversas interações com diferentes Municípios de Cabo Verde, destacando-se em 2018 a participação em atividades e visita a olarias das oleiras Isabel Semedo e Ângela, oleiras do Centro de Artes e Ofícios em Cooperação com a Associação Oficinas do Convento num programa de itinerância coordenado pela professora Virgínia Fróis para realizar uma residência artística, projeto que pretendeu incentivar uma cultura criativa internacional, valorizar as artes tradicionais, apoiar as novas gerações de artesãos, estabelecendo as bases para o surgimento de novas dinâmicas de networking.
O Município de Barcelos, através do Museu de Olaria, editou em março de 2019 uma monografia de João Lopes Filho intitulado “Cerâmicas de Cabo Verde”, com o propósito de constituir um documento atual, que para além de salvaguardar a tradição olárica, cabo-verdiana visa também promover o seu dinamismo.
O Município de Barcelos participa, nos dias 21 e 22 de maio de 2022, no evento “Bom Dia Cerâmica!”, uma iniciativa que se realiza em diversas vilas e cidades europeias em simultâneo, que pretende promover e divulgar o património cultural e histórico cerâmico nas suas múltiplas vertentes.
Sob o mote “partilha entre culturas”, o Museu de Olaria preparou algumas atividades para estes dias.
O programa início no dia 21 de maio, entre as 9h e as 12h, na Casa da Azenha, com a iniciativa “forno /soenga”. Entre o dia 9 e 21 de maio realizou-se, no Museu de Olaria, a residência artística “Caminhos do Barro entre culturas” com a participação de duas oleiras tarrafalenses. Assim, as peças de barro que moldaram na atividade já secaram e agora é preciso cozê-las no forno para ficarem mais resistente. Por isso vamos construir uma soenga, o forno onde iremos cozer os nossos potes e potinhos em barro.
A soenga é o processo mais antigo e simples de cozedura da cerâmica, utilizado desde há milhares de anos até à atualidade.
Nesta atividade irá viajar-se no tempo para recriar-se a cozedura do barro através das técnicas utilizadas pelos nossos antepassados.
Ainda no dia 21, mas da parte da tarde, com início às 15h00, o Museu recebe o Encontro Internacional “Caminhos do Barro Entre Culturas”, uma conferência que irá contar com intervenções de várias personalidades ligadas às artes do barro. A iniciativa encerra, às 20h00, com o tirar das cinzas “abertura do forno/soenga”.
Residência em Barcelos 2022
As oleiras Maria Teresa Gomes Borges Varela e Natália Tavares Sanches, vão produzir no museu peças utilitárias do seu elenco, culminando na realização do forno tradicional e numa mesa posta onde será servido o almoço com a gastronomia do Tarrafal.
Tem como objetivo a apresentação dos processos de trabalho partilhando ideias na qual se pretende estabelecer experiências e conhecimentos, com diversos oleiros de Barcelos e os participantes do workshop de design em olaria e cerâmica, que está a decorrer no Instituto Politécnico do Cavado e Ave em Barcelos.