Museu da Presidência da República inaugura exposição sobre Maria de Lourdes Pintasilgo
Maria de Lourdes Pintasilgo foi a única mulher que desempenhou o cargo de Primeira-Ministra em Portugal e foi também a primeira candidata à Presidência da República.
O Museu da Presidência da República inaugurou recentemente a exposição “Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de Um Tempo Novo”, uma evocação da vida e obra da primeira candidata à Presidência da República e do seu legado como mulher, cidadã e política.
Natural de Abrantes, foi aluna do liceu Filipa de Lencastre e depois do Instituto Superior Técnico, empenhou-se em diversos movimentos católicos, criou a Associação Graal em Portugal e a Fundação Cuidar o Futuro, participou em governos provisórios da democracia, liderou o V Governo Constitucional e manteve uma longa relação com organismos internacionais como a ONU ou a UNESCO. Alguns marcos do seu percurso biográfico que são relembrados na exposição, bem como o seu pensamento e as causas em que de forma pioneira se envolveu, como os direitos das mulheres, o desenvolvimento sustentável ou a justiça social.
A exposição pode ser visitada no Palácio de Belém, até ao dia 31 de agosto de 2022, no seguinte horário: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (encerra à segunda-feira e nas manhãs do terceiro domingo do mês). A entrada é grátis mediante aquisição do bilhete para o Museu.