Nenny entre os nomeados ao prémio Music Moves Europe Awards, da Comissão Europeia
Nenny é uma das 15 artistas nomeadas para os prémios Music Moves Europe Awards 2022 da Comissão Europeia, que distinguem artistas emergentes que representam “o som europeu de hoje e de amanhã” e pretende contribuir para a criatividade, diversidade e competitividade no sector da música na Europa.
A cantora, compositora e rapper de ascendência cabo-verdiana, que combina Hip-Hop, Soul, R&B e Dancehall tem sido apontada como um fenómeno da música portuguesa. Em 2020 lançou o seu primeiro EP, ‘Aura’, composto por meia dúzia de temas que a levaram a ser nomeada para os Play – Prémios da Música Portuguesa, nas categorias de Artista Revelação e Canção do Ano, para os Globos de Ouro, na categoria de Revelação do Ano e para os MTV Europe Music Awards, na categoria de melhor artista português. Participou também no Tiny Desk da rádio NPR e no COLORS, duas plataformas de concertos que ajudam a impulsionar artistas emergentes de todo o mundo.
Além de Nenny, o júri selecionou Alina Pash (Ucrânia), Anna (Itália), Balkan Taksim (Romenia), Blanks (Países Baixos), Denise Chaila (Irlanda), Дeva (Hungria), DORA (Espanha), Francis of Delirium (Luxemburgo), Friedberg (Áustria), JADA (Dinamarca), Ladaniva (Arménia), Meskerem Mees (Bélgica), Mezerg (França) e Zoe Wees (Alemanha).
Os 5 vencedores selecionados pelo júri receberão um prémio no valor de 10.000€ para promoção internacional. Há ainda um prémio de 5.000€ euros para o vencedor do Public Choice Award, um prémio em que o público pode votar em 1 dos 15 nomeados. As votações a este prémio decorrem no site do Music Moves Europe Awards. Todos os vencedores serão revelados durante a cerimónia de entrega de prémios dia 20 de janeiro de 2022, no Festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, Países Baixos.
Sobre o MME Awards:
O Music Moves Europe Awards é o prémio da União Europeia para música pop e contemporânea. O objetivo dos prémios é homenagear os artistas europeus emergentes e apoiá-los no desenvolvimento das suas carreiras internacionais.
Os prémios MME Awards, que sucedem aos European Border Breakers Awards (EBBA) e aos Music Moves Europe Talent Awards (MMETA), são apoiados e concebidos pela União Europeia desde 2004. A iniciativa tem premiado artistas como Stromae, Adele, Mumford & Sons, Dua Lipa, Rosalía, Meduza, Lous and the Yakuza e a artista portuguesa Pongo.
O Music Moves Europe Awards é organizado pelo festival Eurosonic Noorderslag em parceria o Liveurope, Yourope, Live DMA, Independent Music Companies Asscociation (IMPALA), International Music Managers Forum (IMMF), European Music Exporters Exchange (EMEE), Digital Music Europe (DME) e a European Broadcasting Union (EBU)
O Music Moves Europe é a estrutura da Comissão Europeia que congrega iniciativas e ações dedicadas a apoiar o setor da música e é organizado pelo festival Eurosonic Noorderslag, em parceria com o Yourope, Independent Music Companies Asscociation (IMPALA), International Music Managers Forum (IMMF), Liveurope, Live DMA, European Music Exporters Exchange (EMEE), Digital Music Europe (DME) e a European Broadcasting Union (EBU).
O Festival Eurosonic Noorderslag, que decorre de 19 a 22 de janeiro de 2022, é o maior festival showcase da europa e em simultâneo uma plataforma europeia de divulgação de música, com conferências e networking entre agentes da indústria musical de todo o mundo. Para esta edição estão confirmados os showcases de Carla Prata, Nenny e The Black Mamba.