Nove filmes apoiados pela União Europeia competem no Festival de Cinema de Berlim
O 71.º Festival Internacional de Cinema de Berlim tem início hoje, este ano em edição digital devido à pandemia de coronavírus. As prestigiosas nomeações incluem nove filmes e séries apoiados pela UE três dos quais estão na corrida para o prémio mais importante, o «Urso de Ouro»: Memory Box de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, Nebenan de Daniel Brühl e Természetes fény de Dénes Nagy.
A UE apoiou o desenvolvimento e a coprodução destes nove títulos com um investimento superior a 750 000 euros, concedido através do programa Europa Criativa MEDIA. Dirigido aos profissionais do cinema e meios de comunicação social, o festival de cinema de Berlim acolhe também o Mercado do Filme Europeu, onde está presente, com um stand virtual, o programa Europa Criativa MEDIA, bem como o Fórum do Filme Europeu. O Fórum, que terá lugar no dia 2 de março, de forma virtual, reunirá vários profissionais da indústria para debater as perspetivas futuras para o setor audiovisual na Europa.
O Festival de Berlim decorre até 5 de março, data em que serão anunciados os filmes vencedores. A segunda ronda do festival deste ano, «The Summer Special», terá lugar em junho de 2021 com a abertura dos filmes ao público e a realização da cerimónia oficial de entrega de prémios.