Novo filme de Wes Anderson, ‘Isle of Dogs’, foi influenciado por Hayao Miyazaki
‘Isle of Dogs’ tem como inspiração animações do estúdio Ghibli. Em entrevista ao IndieWire, o realizador norte-americano Wes Anderson comentou a sua nova obra cinematográfica e revelou alguns detalhes: “Fiquei muito interessado em animações japonesas antes de fazer ‘Fantastic Mr. Fox’. Não é como se eu fosse um grande fã de animações. Neste filme [‘Isle of Dogs’] há dois directores que são as nossas inspirações: [Akira] Kurosawa e [Hayao] Miyazaki.”
Ainda na mesma entrevista, Wes Anderson falou também sobre a importância dos silêncios para contar uma história: “[Miyazaki] traz os detalhes e acho que também os silêncios. Com Miyazaki tens a natureza e também momentos de paz, um tipo de ritmo que não está muito na animação norte-americana tradicional. Isso inspirou-nos bastante. Houve momentos em que trabalhei com o [compositor] Alexandre Desplat na banda sonora e encontrámos muitos lugares que nos obrigaram a sair do que estávamos a fazer musicalmente porque o filme pedia silêncio. Isso veio do Miyazaki.”
O filme de Wes Anderson estreou no Festival de Berlim e Paulo Portugal, o nosso enviado especial, teve o privilégio de ver ‘Isle of Dogs’: “Wes Anderson fez aquilo a que nos habituou, ou seja, deslumbrar-nos com esta nova variante do seu cinema meticuloso e profundamente artístico. Aqui com surpreendentes tonalidades, como os elementos divertidos que comunicam com o espectador que assiste a um filme japonês.”
Wes Anderson acabou por receber o prémio de Melhor Realizador no Festival de Berlim. ‘Isle of Dogs’ estreia nos cinemas portugueses a 26 de Abril.