O inovador festival Sónar regressa a Barcelona para a 29.ª edição

por Bernardo Crastes,    24 Maio, 2022
O inovador festival Sónar regressa a Barcelona para a 29.ª edição
“El Madrileño”, capa do disco de C. Tangana
PUB

Após dois anos de pausa e no rescaldo da primeira edição do festival em Lisboa, o festival Sónar estará de regresso à sua cidade de origem, Barcelona, nos próximos dias 16, 17 e 18 de Junho. O evento, que cruza música, criatividade e tecnologia, divide-se nas modalidades Sónar by Day, a decorrer na Fira Montjuïc ao longo dos três dias, e Sónar by Night, recebida pela Fira Gran Via, apenas nos dias 17 e 18.

O aguardado mega-evento terá mais de 100 espectáculos divididos por 10 palcos, apresentando um programa maioritariamente dedicado à música electrónica mas com um pé na cultura pop e outra música de vanguarda.

The Chemical Brothers ao vivo. Imagem cedida pelo festival

Entre os regressos mais aguardados, contam-se The Chemical Brothers — que apresentarão o novo álbum No Geography num espectáculo audiovisual imersivo a não perder —, o popular trio alemão Moderat, de volta com o álbum MORE D4TA após um hiato, Bonobo ou os duos franceses The Blaze e Polo & Pan.

Como é apanágio do festival, a cena local estará bem representada por um conjunto de óptimos artistas espanhóis. O destaque vai para o regresso de C. Tangana ao festival, agora com um recém-adquirido estatuto de estrela global, graças ao fantástico El Madrileño, álbum de 2021 que tem arrebatado gente por todo o mundo. Outros nomes a destacar são Chico Blanco, o duo catalão Tarta Relena, VVV [Trippin’ You], Morad ou Ms Nina.

Maria Arnal i Marcel Bagés. Fotografia de Lluís Tudela

Comprovando a importância do Sónar no panorama musical, o festival contará com performances criadas especialmente para o festival. Maria Arnal i Marcel Bagés estrearão Hiperutopia, um espectáculo baseado no seu álbum Clamor, de 2021, reinventado com um coro de vozes processadas por Inteligência Artificial. Niño de Elche tocará um ‘Concert de músika festera’, reinterpretando a música de festivais populares, seguindo a interessantíssima onda de revisitar a tradição musical que temos visto em Espanha nos últimos anos. Samantha Hudson, fenómeno queer de apenas 21 anos, apresentará o obsceno e radical espectáculo ‘Liquidación Total’.

Como não poderia deixar de ser num festival dedicado à música electrónica, a cena clubbing estará fortemente representada por alguns dos nomes mais relevantes dos últimos anos. Charlotte de Witte, Anfisa Letyago, Reinier Zonneveld, The Blessed Madonna, Eric Prydz, Helena Hauff, Avalon Emerson, Skee Mask ou Jayda G são apenas alguns das dezenas de nomes que engrossam o cartaz do festival, prometendo festa até de manhã.

De Portugal, o festival receberá uma dos artistas que actuaram na edição lisboeta, a luso-angolana Pongo, em posição de destaque no primeiro dia de festival, onde soltará a sua energética mistura de kuduro, EDM, bass, dancehall e pop.

Serpentwithfeet é outro dos artistas que actuará no festival. Fotografia cedida pelo festival

Para além da componente musical, a modalidade Sónar+D ocupará o Palau de Congressos de Barcelona com debates, palestras e espectáculos audiovisuais. Os temas em destaque incluem Web3, que engloba arte digital, o metaverso e novas economias digitais, Inteligência Artificial e as suas implicações tecnológicas e sociais, e Ecologia Acústica.

Para dar a conhecer melhor o extenso cartaz, a organização do festival criou uma playlist com uma canção de cada um dos 103 espectáculos que decorrerão ao longo do Sónar. Podes consultá-la no fim do artigo. Para mais informações ou para comprar bilhetes, visita o intuitivo website do festival. Vemo-nos em Barcelona.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados