“O Tempo Reencontrado”, de Raoul Ruiz adaptado de Marcel Proust, é exibido no Cinema Monumental

por Comunidade Cultura e Arte,    14 Março, 2019
“O Tempo Reencontrado”, de Raoul Ruiz adaptado de Marcel Proust, é exibido no Cinema Monumental
“O Tempo Reencontrado” (1999), de Raoul Ruiz

A sala nobre do Cinema Monumental exibe a 17 de Março, domingo, em sessão única e cópia restaurada, “O Tempo Reencontrado”, de Raoul Ruiz, às 19h00 horas, a adaptação cinematográfica da obra-prima de Marcel Proust “À Procura do Tempo Perdido”, realizado em 1999.

Durante muitos anos considerado um empreendimento impossível de levar a cabo, Raoul Ruiz adaptou, com sucesso, a sétima e última parte de “À Procura do Tempo Perdido”, a obra-prima de Proust. Uma sessão imperdível com um elenco de grandes actores, que inclui Catherine Deneuve, Emmanuelle Béart, John Malkovich, Chiara Mastroianni, Edith Scob, Vincent Perez, Arielle Dombasle, Elza Sylberstein, entre muitos outros, e produção de Paulo Branco. Em “O Tempo Reencontrado” Ruiz filma com agilidade narrativa o “carácter inexorável do tempo” do romance de Proust, numa “sentida homenagem” à sua escrita. O filme, seleccionado para o festival de Cannes, em Competição, faz agora 20 anos e vamos poder revê-lo nesta sessão única numa nova cópia digital restaurada.

O filme retrata os últimos dias de Marcel Proust no seu pequeno apartamento da rua Hamelin. As fotografias que o acompanham no leito de morte estão sobre a mesa de cabeceira e reavivam-lhe a memória. Um milhão de histórias passadas voltam, alternando as alegrias perdidas da sua infância com os tempos difíceis da guerra e as suas mais recentes aventuras sociais e literárias. A sua vida, isto é, a sua obra e as personagens fundem-se com a ficção que, pouco a pouco, toma conta da realidade.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados