“Os Irmãos Karamázov”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, vai estar em cena no Porto
Temporada Portugal-França traz ao Porto a adaptação do francês Sylvain Creuzevault da obra-prima do romancista russo Fiódor Dostoiévski (sabe mais sobre o autor).
Qual dos quatro filhos matou o patriarca Fiódor Karamázov? “Os Irmãos Karamázov”, obra maior de Fiódor Dostoiévski, é o texto que o encenador francês Sylvain Creuzevault adapta, no espetáculo que vai estar em cena no Teatro São João a 29 e a 30 de abril.
Narrativa da implosão de uma família, “Os Irmãos Karamázov” é a história do combate entre a verdade e a mentira, a religião e o Estado, o bem e o mal. Esta adaptação de Sylvain Creuzevault inspira-se, por sua vez, na leitura do dramaturgo Jean Genet, que via o romance do mestre russo como “uma farsa, uma bufonaria ao mesmo tempo enorme e mesquinha”. É esse humor farsesco que circula em “Os Irmãos Karamázov” que Creuzevault faz de fio que descose a ação e as personagens, revelando-as como sintoma do seu tempo e um espelho do nosso.
O espetáculo “Os Irmãos Karamázov” faz parte da programação da Temporada Portugal-França e vai estar em cena esta sexta-feira e no sábado, às 19h00. O espetáculo é apresentado em francês e vai ser legendado em português. O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 e os 16 euros.