Paredes de Coura organiza Vira Fest para trocar experiências entre projetos educativos “fora da caixa”
O Vira Fest irá acontecer em Paredes de Coura de 25 a 27 março, com um programa composto por conferências, partilha de experiências, ensaios e concertos com a participação de diversas escolas de música e projetos de educação musical portugueses e galegos, para refletir sobre o seu papel para a inclusão de diversos setores da população. Todas as atividades são de entrada livre.
Partindo da experiência acumulada da Escola do Rock de Paredes de Coura, um projeto educativo promovido pelo Município de Paredes de Coura desde 2014, a proposta deste evento é “virar” esta escola num festival, originando o nome “Vira Fest”, e convidar outras Escolas de Música e projetos educativos a apresentar as suas experiências e metodologias.
O programa é composto por atividades distintas. O Vira Fest terá uma conferência no dia 25 de março (sexta-feira), no Centro Cultural de Paredes de Coura, que irá contar com oradores convidados de escolas e projetos de educação musical reconhecidos, como A Voz do Rock (Viseu), Skoola – Academia de Música Urbana (Lisboa), A Música dá Trabalho, da Omnichord (Leiria), Descúbreas (Pontevedra, Galiza), Música e Inclusão no Alto Minho, Tum Tum Tum (Gondomar, Porto e Matosinhos) e Serviço Educativo das Comédias do Minho (Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira). Além desta atividade, cujo principal objetivo é a divulgação dos projetos educativos e a troca de experiências entre os mesmos, a programação também inclui ensaios abertos da Escola do Rock de Paredes de Coura em colaboração com outras escolas e com o coro sénior do projeto Couração CLDS 4G, bem como showcases e concertos no Centro Cultural e na Caixa de Música, onde vão atuar combos da Academia Valentim de Carvalho, Rockschool Porto, Escola Estúdio do Pejão, Estudo Bonobo (Pontevedra, Galiza), Allegro Música (Vigo, Galiza) e da própria Escola do Rock de Paredes de Coura.
O evento destina-se ao público em geral, docentes e alunos de escolas de música e/ou artísticas e a técnicos que trabalham com diversos setores da população. O programa de conferências irá ser transmitido em Live Streaming através do Facebook e YouTube da Escola do Rock de Paredes de Coura, contudo a organização aconselha à participação presencial para uma vivência completa do evento, cujo o programa foi pensado para ser apelativo e inclusivo para diversas faixas etárias. Os interessados podem inscrever-se na conferência através do seguinte formulário.
O Vira Fest – Encontro de Escolas de Música é promovido pelo Município de Paredes de Coura no âmbito do Rock com Todos, inserido no projeto Cultura para Todos, financiado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, produzido pela Associação Cultural Rock’n’Cave, e conta com coordenação do Space Ensemble, responsável pela direção de formação e atividade da Escola do Rock de Paredes de Coura. Este evento teve outras edições em anos anteriores, nomeadamente uma edição em 2019 em Vigo (Galiza), na Sala Radar e na Fundação Barrié, em parceria com a Escola Municipal de Vigo e Allegro Música, e outra em 2021 em várias localidades galegas, em colaboração com os municípios, escolas de música e bandas locais de Tomiño, Ponteareas e Nigrán.