Podcast Sofá. “Marriage Story” de Noah Baumbach: o casamento entre a realidade e a ficção
Entre Nova Iorque e Los Angeles, o filme “Marriage Story” demorou 47 dias para gravar todas as cenas do divórcio de Nicole e Charlie. Foi a separação deste casal que uniu a Larissa Silva e a Mafalda Domingues em mais um episódio do Sofá, o podcast da ESCS FM em parceria com a Comunidade Cultura e Arte.
Depois de promover o filme “The Meyerowitz Stories”, a Netflix apostou novamente no realizador Noah Baumbach para produzir um dos nomeados para melhor filme do género drama nos Golden Globes e um potencial escolhido pela Academia.
“Marriage Story” é uma fusão de géneros cinematográficos: durante 2 horas e 16 minutos, os protagonistas Nicole e Charlie Barber, interpretados pela atriz Scarlett Johansson e pelo ator Adam Driver, conseguem chorar, gargalhar e ainda cantar ao lidar com a separação.
Já separados, o casal nova-iorquino passa pelo divórcio de igual forma: com as rotinas repartidas pelas cidades de Los Angeles e Nova Iorque, Nicole e Charlie tentam terminar de forma ponderada a sua vida conjugal através do diálogo, mas, rapidamente se torna numa luta legal pela custódia do filho, Henry Barber.
O filme de Noah Baumbach demonstra, sem qualquer favoritismo, as diversas reações que o casal tolera durante o divórcio e também a forma como a família Barber lida com a separação.
Todo o elenco é vital para a desconstrução deste casal. A performance dos atores secundários, como a advogada Nora Fanshaw (representada pela atriz Lauren Dern) e a mãe de Nicole (interpretada pela atriz Julie Hagerty), ajudam na representação íntima e realista de um divórcio.
Foi com a Nora Fanshaw que Lauren Dern conseguiu vencer o prémio de Melhor Atriz Secundária nos Golden Globes.
Apesar de espelhar uma realidade, a produção de Noah Baumbach contrasta a veracidade do enredo com o trabalho exaustivo que os atores fizeram durante as gravações de “Marriage Story”. Além disso, a qualidade da imagem e da edição exprimem, novamente, a ideia de realismo da história.
No episódio do Sofá, a Larissa Silva e Mafalda Domingues exprimem as suas opiniões sobre a forma como o casal ultrapassou o divórcio, falam sobre alguns pormenores técnicos e também questionam-se sobre as hipóteses de “Marriage Story” vencer prémios nas galas cinematográficas.