Politécnico de Setúbal debate “Racismo e Desporto”
Atletas, ex-atletas, responsáveis desportivos e investigadores vão estar reunidos esta sexta-feira, dia 22, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), para debater a temática do “Racismo e Desporto”, em mais uma sessão mensal do “Roteiro Antirracista”, que se prolonga até maio.
A iniciativa, que cumpre a sua segunda edição, é uma organização da Escola Superior de Educação (ESE/IPS) que pretende convocar várias áreas do saber para uma reflexão conjunta sobre o (anti)racismo na sociedade portuguesa.
A sessão, agendada para as 15h00, tem lugar no anfiteatro da ESE/IPS, reunindo os contributos de Daúto Faquira, treinador e ex-atleta de futebol, José Reis, membro do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações e ex-atleta de kickbox, Joana Topa, investigadora do Estudo Nacional sobre o Racismo no Futebol, e Márcia Robalo, atleta de basquetebol.
“Discutindo experiências pessoais e profissionais, a arquitetura institucional do setor e o diagnóstico nacional do problema, este será um espaço de reflexão crítica e prática para uma sociedade e comunidade desportiva mais inclusivas”, desvenda a equipa do Roteiro Antirracista, coordenada pelas docentes Cristina Roldão e Ana Alcântara.
Inaugurado em 2019 como espaço de reflexão crítica e prática para uma comunidade académica mais inclusiva, o Roteiro Antirracista inaugurou a sua segunda edição a 21 de março, com um ato simbólico de “Ocupação Poética”, que levou a palavra de autores racializados e antirracistas aos corredores da instituição de ensino, pela voz dos seus estudantes e professores e também através da afixação e projeção de poemas em vários espaços.
A iniciativa propôs ainda em março o debate “Os média e o (anti)racismo”, que contou com os contributos de especialistas de múltiplas proveniências, da investigação académica aos jornalismo, oferecendo várias abordagens sobre a forma como os meios de comunicação social reproduzem ou combatem o racismo na sociedade portuguesa.