Portugal de Eduardo Souto Moura em ‘Continuidade’ no CCB

por João Horta,    22 Junho, 2016
Portugal de Eduardo Souto Moura em ‘Continuidade’ no CCB
daniel rocha 21 junho 2016 exposicao eduardo souto moura

Inaugurou ontem, terça-feira, no Centro Cultural de Belém a exposição Eduardo Souto Moura: Continuidade. A ser exibida na Garagem Sul do CCB, o nome da exposição faz alusão ao Poema Contínuo de Herberto Helder, poeta favorito de Souto Moura. Para esta exibição o arquitecto seleccionou sete projectos, todos eles executados em Portugal, país onde se sente melhor a trabalhar.

A exposição minimalista conjuga maquetes e vídeo-projecção, um pouco à imagem da que foi exibida na Fundação Calouste Goulbenkian, Inside a Creative Mind. De todos os sete projectos escolhidos, o destaque vai para a barragem do Tua, mais recente obra em solo nacional projectada pelo arquitecto. As outras obras expostas são a Casa de Moledo (1991), Casa na Arrábida (1994), o Metro do Porto (2001), o Estádio Municipal de Braga (2004), a Torre do Burgo (2007), A Casa das Histórias Paula Rego (2008), primeira obra de Souto Moura a sul do Douro.

Destaque ainda para os vídeos projectados, da autoria do realizador Takashi Sugimoto. O japonês encontra-se em Lisboa para concluir a sua tese de mestrado em Realização e Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema.

takashisugimotoestadio02

Fotografia de Takashi Sugimoto / Estádio Municipal de Braga

Eduardo Souto Moura foi vencedor do Prémio Pritzker em 2011. A exposição teve curadoria dos arquitectos António Sérgio Korch e André de França Campos e estará patente até ao dia 12 de Setembro, as entradas têm o valor de 5 euros.

Fotografia de Daniel Rocha / Público

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados