Programa sobre educação sexual estreia na televisão portuguesa
Um novo programa de televisão vai desafiar os portugueses a “espreitar pela fechadura” e aprender mais sobre sexualidade, de uma forma descontraída e bem-humorada. O “Pela Fechadura” estreia no próximo sábado, dia 19 de Maio, às 23h, é produzido e emitido pelo Canal Q, e tem apresentação da educadora sexual Aline Castelo Branco.
Em 12 episódios pretende-se romper com alguns tabus sociais e mostrar que, através da Educação Sexual, é possível evitar situações de violência, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, descriminações e muito mais.
O “Pela Fechadura” aborda, de forma educativa, mas também leve, divertida e sem preconceitos, os temas mais variados sobre sexualidade e revela a verdadeira condição humana de jovens e adultos de diversas regiões de Portugal. Conta não só com histórias de pessoas comuns, que vivem as mais variadas formas de amor, mas também com a participação de figuras públicas, as quais vão revelar experiências e um pouco da sua vida mais íntima. Há ainda dicas de lugares para namorar e de filmes, livros e músicas que ajudam a apimentar ainda mais a relação.
Na primeira temporada estão já confirmados temas como o prazer feminino, transexualidade, conceitos de família, amor em excesso, primeira vez e muito mais. O programa de estreia, dedicado ao amor livre e às relações a três, tem como convidados o actor Quimbé e a educadora sexual Carmo Gê Pereira.
O “Pela Fechadura” é conduzido por Aline Castelo Branco, jornalista e educadora sexual brasileira, a viver em Portugal há dois anos. A apresentadora tem já um percurso bem firmado no Brasil, onde esteve à frente de vários programas de televisão, e uma forte presença nas redes sociais, com destaque para o seu canal YouTube com mais de 600 mil subscritores. Em Portugal tem desenvolvido um vasto trabalho na área da sexualidade, enquanto investigadora e palestrante. Como especialista, participou nos programas Love On Top, da TVI, e Manhã CM, da CMTV.
Para Aline Castelo Branco, “este projecto é um enorme desafio. Não é fácil abordar temas sobre sexualidade num país ainda bastante conservador. No entanto, penso que tudo na vida tem um propósito e o meu é promover a plenitude da vida amorosa e sexual dos portugueses, deixando-os ainda mais felizes”.
O “Pela Fechadura” tem uma liguagem acessível, divertida e muito conteúdo, com o conceito em estúdio a misturar-se com cenas curiosas gravadas no exterior. Tudo o que gostaria de ver, ouvir e debater, mas nunca teve coragem, passa agora a estar disponível apenas com um “espreitar pela fechadura”.