Projecto “Os 230” e Comunidade Cultura e Arte vão dar a conhecer os 230 deputados da Assembleia da República
O projecto Os 230 está focado em entrevistar todos os deputados da Assembleia da República Portuguesa, só não serão entrevistados aqueles que não aceitarem o convite. Além disso, surgirão vídeos informativos sobre particularidades da nossa Democracia e do seu funcionamento.
A esmagadora maioria da população portuguesa acredita na democracia, contudo a distância entre o eleitor e os seus representantes pode ser grande e pode não haver um grande escrutínio daqueles que têm a função de Servir o país na Assembleia da República Portuguesa, a casa da democracia. Esta situação pode assim alimentar desconfiança e preconceitos.
Não se sentindo confortável com esta situação, e enquanto cidadão interessado por Política Nacional e Internacial, Francisco Cordeiro de Araújo decidiu criar o projecto Os 230: “Não conseguindo ignorar certas vicissitudes da nossa Democracia e tendo um enorme gosto por Política Nacional e Internacional, e uma preocupação constante com o futuro do nosso país, surgiu-me a ideia de criar este projecto para dar a conhecer melhor aos portugueses os 230 deputados que trabalham na Assembleia da República.“
“Não achamos que de um dia para o outro vamos mudar a nossa sociedade, mas queremos dar o nosso contributo. Se algum eleitor da próxima vez que votar, sentir que o seu voto é resultado de uma ponderação mais informada ou sentir-se mais próximo de quem o representa, todo o esforço valerá a pena. A Política e a cidadania não é um hobby de alguns, é a realidade de todos.”
Francisco Cordeiro de Araújo (criador do Os 230)
Os 230 é um projecto de Responsabilidade Cívica que promove de forma isenta a literacia democrática. “Não queria um projecto de amigos ou algo preso a amarras ideológicas. Decidi então procurar pessoas fora da minha rede de contactos e sobretudo de outra área de formação, que não o Direito.“, afirma Francisco Cordeiro de Araújo que conseguiu juntar ainda à sua equipa Inês Tomás França, Daniela Loulé, Adriana Sabido e Rita Oom de Sousa; pessoas com formação em ciência política, Som, Imagem e Marketing. “A ideia é juntar ainda mais pessoas dedicadas e independentes de várias gerações e sectores da sociedade, sem nunca perder a nossa identidade”, acrescenta Francisco.
A Comunidade Cultura e Arte juntou-se a este projecto como parceira de divulgação. Segundo Francisco Cordeiro de Araújo “Consideramos que a Comunidade Cultura e Arte (CCA) tem um papel indispensável na partilha de conteúdos relevantes para a sociedade portuguesa, pautando a sua intervenção por um grande nível de profissionalismo e independência. Temas como a democracia e a responsabilidade social fazem parte do espólio da CCA e vemos, desta forma, como natural esta cooperação de divulgação, ampliando a dimensão deste projeto.”
Já Rui Soares, director da Comunidade Cultura e Arte (CCA), vê no Os 230 uma forma de aproximar e informar ainda mais os leitores e seguidores: “A Comunidade Cultura e Arte tem na sua génese o intuito de tentar fazer chegar conteúdos importantes para formação cívica e social. E vimos neste projecto do Francisco Cordeiro de Araújo uma boa forma de concretizar essa ideia. A relação da Democracia, das suas instituições, e dos seus agentes (tanto dos políticos como dos eleitores, cidadãos) está em constante mudança, não é estática, e precisa sempre de pessoas interessadas por cuidar desta relação. O projecto Os 230 vem precisamente fazer esse trabalho e é por isso que queremos fazer parte dele com o nosso poder de divulgação.”
O primeiro deputado a ser entrevistado será João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, e a entrevista será divulgada no Domingo, dia 4, pelas 19h.