Público, Fumaça, Mensagem de Lisboa, Antecâmara e Realizasom ganham Prémios de Inovação nos Media
Os Prémios INN 2023 – Prémios de Inovação nos Media foram atribuídos ontem, no âmbito da INN 2023 – I International Conference on Media Innovation, a decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A iniciativa dos Prémios INN 2023 e da conferência é do Obi.Media – Observatório de Inovação nos Media / ICNOVA – Instituto de Comunicação da Universidade NOVA de Lisboa.
O Júri – constituído por Dora Santos Silva (professora NOVA FCSH, investigadora ICNOVA e coordenadora do Obi.Media), António Granado (professor NOVA FCSH, investigador ICNOVA), Miguel Crespo (professor ISCTE-IUL), Ricardo Morais (professor Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Vera Moutinho (jornalista multimédia e professora na Escola Superior de Comunicação Social) e Vera Penêda (diretora de Programas & Impacto no European Journalism Centre) – decidiu atribuir Prémios INN 2023 a sete entidades/projetos, em nove categorias. Ao todo, foram recebidas cerca de 50 candidaturas para 10 categorias.
O Jornal digital Mensagem de Lisboa foi a única entidade a vencer em três categorias distintas, recebendo os seguintes Prémios INN 2023: Narrativas Jornalísticas Colaborativas/Participativas (com o projeto “Jornalismo em Crioulo”), Narrativas ou Projetos Jornalísticos de Proximidade e Produtos e Projetos Jornalísticos.
Listagem completa dos vencedores dos Prémios INN 2023:
Prémio INN Narrativas jornalísticas Imersivas
Vencedor: Jornal Público, com o trabalho “Zumbidos: Quando até o silêncio faz muito barulho”
Equipa: Texto de Sofia Neves; vídeo de Teresa Pacheco Miranda; design de Miguel Feraso Cabral.
O Júri decidiu premiar este trabalho devido à “adequação da narrativa à plataforma, mas sobretudo a experiência de imersão que é proporcionada ao utilizador”.
Prémio INN Narrativas jornalísticas Explicativas
Vencedor: Podcast Fumaça, com a série “Desassossego – Saúde e Doença Mental”
Equipa: Banda sonora original de Bernardo Afonso; composição e interpretação musical de Bernardo Afonso; construção coletiva da série por Fred Rocha, Joana Batista, Maria Almeida, Ricardo Esteves Ribeiro, Margarida David Cardoso, Bernardo Afonso, Nuno Viegas e Pedro Miguel Santos; desenvolvimento web por Fred Rocha; edição por Bernardo Afonso e Pedro Miguel Santos; edição e desenho de som por Bernardo Afonso; estratégia de marketing por Joana Batista, Maria Almeida e Ricardo Esteves Ribeiro; investigação por Margarida David Cardoso e Bernardo Afonso; identidade Visual por Joana Batista; revisão por Pedro Miguel Santos; reportagem por Pedro Miguel Santos e Nuno Viegas; texto por Margarida David Cardoso; verificação de factos por Nuno Viegas.
Nas palavras do Júri, “as fontes usadas e a estratégia narrativa, pela grande componente explicativa e pelo próprio áudio, ajudam-nos a clarificar um tema tão familiar e distante ao mesmo tempo – a saúde mental”.
Prémio INN Narrativas jornalísticas Colaborativas / Participativas
Vencedor: Jornal Mensagem de Lisboa, com o projeto “Jornalismo em Crioulo”Equipa: Peças jornalísticas ou tradução por Karyna Gomes. Projeto apadrinhado pelo músico Dino d’Santiago.
O Júri decidiu distinguir este projeto tendo em conta que “pela primeira vez se faz jornalismo profissional em crioulo em Portugal, dando voz a uma Lisboa multicultural que assim se vê mais representada”, realçando ainda a inclusão da própria comunidade na cocriação dos conteúdos jornalísticos.
Prémio INN Narrativas ou Projetos Jornalísticos de Proximidade e Prémio INN Produtos e Projetos Jornalísticos
Vencedor: Jornal Mensagem de Lisboa
Equipa: Jornalistas (equipa principal) – Catarina Carvalho (diretora), Ferreira Fernandes, Nuno Mota Gomes (editor), Catarina Reis, Álvaro Filho, Ana da Cunha, Frederico Raposo e Inês Leote (fotojornalismo) são a equipa principal. Colaboradores habituais – Karyna Gomes (projeto “Jornalismo em Crioulo”), Catarina Pires (editora), Rita Ansone (fotojornalismo), Rita Côrte- Real (grafismo), Cláudia Carvalho, Maria João Martins e Líbia Florentino (fotojornalismo), entre outros.
Para o Júri, estes dois prémios têm por base a “qualidade e impacto do jornalismo” produzido pela Mensagem de Lisboa, enquadrado no posicionamento claro como “jornal local de e para a comunidade de Lisboa”. É também considerado que “a Mensagem distingue-se no panorama nacional com um modelo de jornalismo local inspirador e inovador, ancorado na relação próxima que fomenta com a comunidade que retrata e serve”.
Prémio INN Media Comunitários
Vencedor: Associação Antecâmara, com o projeto Rádio Galeria Antecâmara
Equipa: Direção Artística de Alessia Allegri e Pedro Campos Costa; equipa técnica a cargo de Catarina Esteves; gestão administrativa por Ivan Prego. A Rádio Antecâmara conta um diversos autores e convidados.
O Júri distinguiu este projeto nascido em plena pandemia, realçando que são quase “dois anos de emissão de conteúdos sobre arquitetura e cidades”, a que se junta ainda uma residência de seis meses na Garagem Sul/CCB.
Prémio INN Usos dos Media Digitais em Contextos Artísticos, Culturais e Criativos
Vencedor: Realizasom, com o projeto “Azulejar”
Equipa: Direção técnica e artística por Rui Avelans Coelho; design multimédia por Ana Caçador; programação informática por Hugo Lino e Pedro Pinto; edição de imagens /inserção de registos por Pedro Santos; gestão financeira por André Coelho.
Na base da decisão do Júri está não só o uso do azulejo neste projeto, “elemento ímpar do nosso património cultural”, como a oportunidade que dá aos utilizadores “de criar novos padrões artísticos através da aplicação Azulejar, com o potencial de despertar nos públicos mais jovens o interesse por este património”.
Prémio INN Equidade, Inclusão e Acessibilidade
Vencedor: Câmara Municipal de Viseu, com o projeto “Walk Viseu”
Equipa: Gestão de projeto (Realizasom) por André Coelho; coordenação técnica por Rui Avelans Coelho; design multimédia por Ana Caçador; programação informática por Mariana Saraiva e Pedro Pinto; edição de imagens /inserção de registos por Pedro Santos; locução em português por Margarida Magalhães e Paula Espírito Santo; locução em inglês por Amanda Booth e Murray Todd; locução em francês por Marie-Line Darcy e Elmano Sancho; locução em espanhol por Ana e Tavime; interpretação em língua gestual por Amílcar Morais; guião audiodescrição por Martha Punter; guião infantil por Fernando Carvalho.
A junção entre a componente tecnológica e a acessibilidade e equidade foram as características valorizadas pelo Júri na atribuição deste Prémio, considerando que “é uma aplicação que permite conhecer o centro histórico [de Viseu], com um uso simples e intuitivo, mas, acima de tudo, com flexibilidade de utilização, por pessoas de diferentes capacidades”.
Prémio INN Soluções para Sustentabilidade dos Media e ICC
Vencedor: Paperview
Equipa: Henrique Saias (Autor and Business Model Evangelist), Henrique Ahnfelt (COO), João Saraiva (CTO) e Maria João Vasconcelos (Head of Marketing and Communication).
O júri reconheceu o “potencial que esta solução pode ter na democratização e maior facilidade no acesso aos conteúdos jornalísticos pagos”, mas também o “potencial para o jornalismo pegar nesta solução como uma fonte de financiamento e envolvimento dos seus públicos.”
A INN 2023 decorre de 1 a 3 de fevereiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, subordinada ao tema “(Per)forming innovation”. Ao longo de conferências, mesas-redondas, workshops e masterclasses, o conceito de inovação é abordado de um ponto de vista conceptual e performativo no setor dos media e fora dele.