Quarentena. Então que seja um Truman Show
Rui Cruz é humorista, stand up comedian e um génio (palavras dele). Escreve coisas que vê e sente e tenta com isso cultivar o pedantismo intelectual que é tão bem visto na comunidade artística.
Juro que, às vezes, penso que estou a viver num “Truman Show” produzido e realizado pelos Monty Python em parceria com o Richard Ayoade, que tudo o que vejo e acontece é escrito e tenho câmaras escondidas a filmarem a minha reacção (sim, consigo ser egomaníaco a esse ponto. Sou um sonho de homem, meninas). O pior é que há dias em que preferia que isto fosse mesmo verdade porque sempre era melhor do que constatar que a parvoíce bizarra que vejo é mesmo real. E bastou-me assistir à última conferência de imprensa do Trump para hoje passar a ser um desses dias.
Ora, estamos a viver uma pandemia que já matou milhares de pessoas, que obrigou países inteiros a entrarem em quarentena e que meteu vidas em suspenso, certo? Certo. Então o que veio dizer o presidente do país que mais casos tem e que pior está? Que ouviu dizer que a luz solar, ou qualquer outra luz intensa, ajuda a matar o vírus, logo deviam experimentar meter a luz dentro da pele ou dentro do corpo das pessoas e que os desinfectantes também matam o bicho (e num minuto!), por isso deviam injectar desinfectante nas veias das pessoas para ver que tal. Sim, leram bem luzes dentro do corpo e desinfectantes nas veias. Uma criança. Isto é aquilo que uma criança de 5 anos, e daquelas com necessidades educativas especiais, imaginaria.
O pior é que, tendo em conta o QI médio dos apoiantes do Trump que vemos nas redes sociais e nas reportagens, dentro de dias vamos ter os hospitais cheios com malta a sangrar dos intestinos porque andou a meter lâmpadas Ultra Vitalux de 300w pelo rabo acima e pessoal a espumar da boca com uma overdose Neoblanc. E atenção, o que me chateia não é esta gente morrer ou aleijar-se a sério. Primeiro, porque se são idiotas o suficiente para acharem que dar um chuto de Sonasol vos vai tornar imunes ao COVID, merecem, é o darwinismo aplicado; segundo… porque são estes os tipos que elegem os Trumps e os Bolsonaros da vida, logo cada morte é menos um voto. Portanto, a única coisa que me chateia nisto é que estes idiotas vão atafulhar as urgências quando estamos no meio de uma pandemia e os hospitais e médicos já estão perto do ponto de ruptura e isso, para além de imbecil, é imoral. Por outro lado, se esquecermos isto, há uma coisa positiva nas declarações da Trumpgerine: a grande probabilidade da Maria Vieira estar a fazer clisteres de lixívia neste momento.
Mas não é só nos EUA que a patetice se manifesta, por cá também somos fortíssimos no que toca a sermos um episódio dos Looney Tunes com mais animais. Então parece que já chegaram os ventiladores que fomos comprar à China por 9,3 milhões de euros e que pagámos adiantado e tudo. “E chegaram bem?”, perguntam vocês, acho eu… com as máscaras não consigo perceber bem. Vou assumir que perguntaram. Então não chegaram, meus queridos, claro que sim! Chegaram foi só 68 dos 500 e tal que encomendámos, com 10 dias de atraso em relação ao prazo que estipulámos e com os botões e as instruções em chinês, mas fora isso até correu bem. Por exemplo, o meu primo quando encomendou umas botas num site chinês recebeu umas sapatilhas de rede, por isso nem nos podemos queixar muito. E 9,3 milhões nem é assim muito dinheiro, o Weigl custou mais, também veio a falar uma língua que ninguém entende e não foi por isso que não deu jeito ali ao meio campo. Do Porto. O mais giro disto tudo (para além de não sabermos quando chegam ou se chegam o resto dos ventiladores) é ver que o governo não só não se lembrou que na China se usam caracteres diferentes, como agora vai ter de pagar formação aos médicos e técnicos para perceberem como operar os ventiladores. O que vale é que também não estamos com pressa, não é como se precisássemos deles já, não é? E já agora, props para a China. Depois de já terem escondido a pandemia uns meses e o número real de mortes, conseguem voltar a enganar a Europa. O Alves dos Reis estaria invejoso.
Percebem agora aquilo do “Trumam Show”? Percebem? É que se não fosse a quantidade de sex tapes que já teria feito sem querer, juro-vos que ia mesmo preferir que fosse verdade.
E aqui ficam as sugestões do dia:
Comédia:
Ricky Gervais – Fame
Música:
Moses Gunn Collective – Mercy Mountain
Cinema:
Steven Shainberg – Secretary
Literatura:
Choderlos de Laclos – As Ligações Perigosas