RTP Ensina disponibiliza dicionário “Português – Ucraniano” para desktop, smartphones ou tablets
“Португальська для українців – Português para Ucranianos”, uma nova área dedicada ao idioma ucraniano disponível no RTP Ensina.
Maçã, escola, azul, jardim ou gato. São algumas das palavras de uso comum que o RTP Ensina apresenta aos ucranianos que agora chegam a Portugal. Cada palavra faz parte de um conjunto de temas como os transportes, cores, serviços ou alimentos, nas formas escrita e falada. “Pretende-se ajudar na integração, não só dos alunos, mas também dos adultos que não sabem expressar-se em português e que, desta forma, podem aprender um conjunto de quase duas centenas de palavras.“, pode ler-se num comunicado.
Além desta vertente, o projeto “Português para Ucranianos” “pode ser utilizado em trabalhos de Cidadania, mostrando aos alunos portugueses como podem dizer, em ucraniano, o mesmo conjunto de palavras simples.“, lê-se no mesmo texto. Nesse sentido, este dicionário básico é um contributo para a divulgação de uma língua falada por mais de 40 milhões de pessoas, dominante num país que agora vive uma situação de emergência, flagelado pela guerra.
Esta nova área pode ser facilmente acedida através do RTP Ensina em “Португальська для українців – Português para Ucranianos” numa versão disponível para desktop, smartphones ou tablets.
O RTP Ensina é um projeto que tem como missão divulgar conteúdos dos canais de televisão e rádio do grupo RTP junto de professores e alunos dos ensinos básico e secundário. Começou em 2014 e integra mais de cinco mil artigos de temas tão variados como a História, o Português, a Geografia e a Cidadania.