RTP Palco estreia série “O Teatro Também Se Lê”
A RTP Palco lança uma série de textos teatrais interpretados por um conjunto notável de atores sob o mote “Teatro Também Se Lê”. Uma grande produção da RTP Palco a estrear no primeiro dia do ano.
No século XIX o compositor alemão Richard Wagner, autor dos textos dos libretos das suas óperas, antes de começar a compor a música para esses libretos reunia em sua casa atores, cantores e amigos, com o objetivo de testar a qualidade desse libreto. Distribuíam-se as personagens pelos presentes e iniciava-se uma leitura animada e dirigida pelo próprio Wagner. Um século depois encontramos o mesmo sistema nos estúdios de Hollywood, quando a equipa criativa e o elenco se reúnem pela primeira vez para fazerem uma leitura integral do guião, antes de avançarem com as filmagens.
Segundo André Cunha Leal, da equipa da RTP Palco, “a RTP decidiu recuperar o espírito das leituras dramatizadas, tendo para isso convidado um conjunto extraordinário de atores, que nos ajudaram a materializar grandes textos teatrais escolhidos pela equipa da RTP Palco. Tudo isto resulta em interpretações únicas e bastante pessoais, onde o enfoque está na força que essa leitura pode ter através da interpretação de cada ator e na relação do ator com a câmara. O que se traduziu num trabalho surpreendente que muito nos orgulha e que todos nós poderemos ver na RTP Palco a partir de dia 1 de janeiro. A nossa mensagem para este início de ano será Teatro na RTP Palco para um novo ano cheio de Cultura.”
A RTP Palco recupera esse espírito das leituras dramatizadas e a partir de 1 de janeiro traz a palco vários atores nacionais para a interpretação de textos teatrais em o “Teatro Também Se Lê”. Projeto que se pretende focar no papel que a leitura pode ter através da interpretação dos atores e na relação do ator com a câmara, numa altura em que as encenações estão condicionadas pelas regras de segurança da pandemia.
José Raposo, Margarida Marinho, Pedro Giestas, Leonor Seixas, Guilherme Gomes, Gonçalo Waddington, André Gago, Sara Carinhas e Ivo Canelas são os atores que vão dar vida aos textos teatrais da primeira edição do “Teatro Também Se Lê”. O resultado são interpretações únicas e pessoais que poderão ser acompanhadas já a partir do primeiro dia do ano na RTP Palco.
Conheça as primeiras peças que poderá acompanhar na RTP Palco a partir de 1 de janeiro:
“Monólogo do Vaqueiro”, de Gil Vicente, com José Raposo
“Cartas Portuguesas”, de Mariana Alcoforado, na tradução de Eugénio de Andrade, com Margarida Marinho
“O Rei Imaginário” e “Eu Sou Um Homem de Bem”, de Raul Brandão, com Pedro Giestas
“Antes de Começar”, de Almada Negreiros, com Leonor Seixas e Guilherme Gomes
Nos meses de janeiro e fevereiro serão lançados conteúdos exclusivos sobre cada uma das peças já apresentadas, conheça as datas na RTP Palco.
No mês de março serão lançadas duas novas peças, com conteúdos exclusivos:
11 mar. | “Em Busca do Tempo Perdido, I Capítulo de “O Lado de Swann”, de Marcel Proust, na tradução de Pedro Tamen, com Gonçalo Waddington.
25 mar. | “Diário de Um Louco”, de Nikolai Gógol, na tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra, com André Gago.