Ryan Gosling é ‘O Primeiro Homem na Lua’ e a primeira estrela a aterrar no Festival de Veneza
Ryan Gosling será a primeira estrela a aterrar no Festival de Veneza, a bordo de O Primeiro Homem na Lua, na mega produção da Universal pilotada por Damien Chazelle e seleccionada para abrir a 75.ª edição do festival local (que decorre de dia 29 de Agosto até 8 de Setembro), relatando a odisseia do astronauta Neil Armstrong na missão Apollo 11, a primeira que levou um ser humano à lua, em 1969.
A pergunta que muitos já fazem é se esta mesma dupla se prepara para repetir o feito, quando há precisamente dois anos abriu o certame com La La Land, criando uma incrível passadeira que dançou a valsa até aos Óscares. No entanto, é de relembrar que este projecto foi oferecido por Chazelle a Gosling antes ainda de La la Land, embora depois de Clint Eastwood se ter interessado pela ideia. Seja como for, a fita que promete ser uma das grandes do ano, tem já data de estreia garantida para Portugal no dia 11 de Outubro.
Na verdade, este é mesmo daqueles projectos que vêm de bandeja, apesar da proximidade narrativa gritante com Os Eleitos, de Philip Kaufman, que em 1983 se debruçou sobre o Projecto Mercúrio, sobre a primeira missão de exploração da NASA tripulada, e ainda Apollo 13, a missão tripulada de Ron Howard, de 1995, com o objectivo de aterrar na Lua, mas que não foi bem sucedida. First Man, no título original, é então a que fica entalada entre o antes e o depois, bem mais focada em Neil Armstrong e no projecto Gemini e o treino para a aterragem lunar.
O Primeiro Homem na Luz cumpre então esse espaço decisivo de narrativa e abre espaço para criar substância e realidade factual, focada na informação do bestseller de 2005 First Man: The Life of Neil A. Armstrong, de James R. Hansen, a biografia oficial do astronauta que serve de suporte à adaptação de Chazelle.
Ao mesmo tempo que se conta uma das histórias mais empolgantes, revelam-se alguns detalhes sobre a vida e missão de Neil Armstrong. Como, por exemplo, o seu lado mais introvertido e focado, bem como detalhes sobre a música Lunar Rhapsody que cantava com a mulher Janet, no filme interpretada por Claire Foy (The Crown) e que Armstrong canta também rumo à lua e explorando a lua. Ou até que, afinal de contas, a famosa pegada do ‘first step for man’ pertencia ao colega Buzz Aldrin e não a Neil, já que foi este quem tirou grande parte das fotografias lunares, razão também porque existem tão poucos registos visuais de Neil na lua.
Artigo escrito por Paulo Portugal, em parceria com Insider.pt