Teatro Nacional São João estreia “Floresta de Enganos”, de Gil Vicente
O preço dos bilhetes varia entre 7,5 e 16 euros.
O Teatro Nacional São João estreia a primeira das três produções próprias de 2022. O encenador João Pedro Vaz propõe um regresso a Floresta de Enganos, a última comédia do mestre Gil Vicente, apresentada, pela primeira vez, em 1536. O espetáculo vai estar em cena de 16 de março a 3 de abril, no Teatro São João.
Nesta peça, que Vitorino Nemésio definia como uma “ilusão cómica”, entra, desde logo, um Filósofo com um parvo atado ao pé. Depois, percorrem-na as figuras que o Filósofo antecipa que vão ser enganadas pelo amor: um mercador, um homem em trajos de viúva, uma mocinha, Cupido, Apolo, o rei Telebano, a princesa Grata Célia, o doutor Justiça Maior, um pastor e uma Ventura que vem desatar este entrelaçado. “Tudo se passa na floresta, desde sempre o espaço maior do idílio e do engano, da transformação pelo amor, ou seja, do teatro. Como num sonho de uma noite de verão (vicentina)”, diz João Pedro Vaz.
O elenco do espetáculo é composto por atores que têm integrado os espetáculos de produção própria do São João, aos quais se juntam Lia Carvalho e Ananda Miranda, intérprete de alaúde. O espetáculo pode ser visto de quarta-feira a sábado, às 19h00, e ao domingo, às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre 7,5 e 16 euros.