Teatro. “O Silêncio e o Medo”, criação de David Geselson a partir da vida de Nina Simone, estreia na sala online do D. Maria II

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Fevereiro, 2021
Teatro. “O Silêncio e o Medo”, criação de David Geselson a partir da vida de Nina Simone, estreia na sala online do D. Maria II
O Silêncio e o Medo / Simon Gosselin
PUB

O Silêncio e o Medo, criação do ator e encenador francês David Geselson a partir da vida da cantora e pianista Nina Simone, estreia na Sala Online do D. Maria II a 5 de março e poderá ser visto até dia 8 do mesmo mês.

Depois de em 2019 ter apresentado Doreen no Teatro Nacional D. Maria II, David Geselson preparava-se para regressar à Sala Garrett no início de março, com O Silêncio e o Medo. Mas, na impossibilidade de apresentar o espetáculo no D. Maria II, por consequência da pandemia, O Silêncio e o Medo será exibido online, tornando-se assim na primeira estreia internacional na Sala Online do D. Maria II.

Sopro (Souffle) / Christophe Raynaud De Lage

A vida de Nina Simone consistiu numa travessia de 70 anos repleta de drama, que termina numa quase total solidão, em França, em 2003. Tetraneta de um nativo americano casado com uma escrava negra africana, Nina Simone é a herdeira de uma parte da história dos Estados Unidos da América e carrega consigo quatro séculos de história colonial. Em O Silêncio e o Medo, David Geselson dá vida a uma ficção inspirada na História, com letra maiúscula, que Nina Simone habita, num espetáculo falado em francês e inglês e legendado em português.

Atualmente, na Sala Online do D. Maria II é ainda possível assistir aos espetáculos Última Hora, com encenação de Gonçalo Amorim e texto de Rui Cardoso Martins (em cena até sexta-feira, dia 26) e Dias Contados, de Elizabete Francisca (disponível até dia 5 de março). Esta sexta-feira, dia 26, chega também à Sala Online Sopro, de Tiago Rodrigues, um espetáculo onde Cristina Vidal, ponto do D. Maria II há mais de 25 anos, aparece pela primeira vez sob os holofotes, acompanhada por cinco atores e centenas de fantasmas. Consigo, são evocadas as histórias reais e ficcionais de um teatro em ruínas. Sopro pode ser visto online de 26 de fevereiro a 12 de março.

O Teatro Nacional D. Maria II estreia um espetáculo por semana na Sala Online. O acesso ao vídeo de cada espetáculo, gravado em alta resolução e multicâmara, tem o valor de 3€. Mais informações sobre a iniciativa D. Maria II em Casa aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados