Teatro. Peça de Tiago Guedes, que conta com Bruno Nogueira no elenco, é transmitida no Facebook

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Maio, 2021
Teatro. Peça de Tiago Guedes, que conta com Bruno Nogueira no elenco, é transmitida no Facebook
A matança ritual de Gorge Mastromas / Fotografia de Filipe Ferreira
PUB

Esta é a primeira transmissão paga no Facebook realizada em Portugal, através da nova funcionalidade da rede social “Eventos Online Pagos”.

Dois anos depois de ter estreado na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, o espetáculo A matança ritual de Gorge Mastromas, uma encenação de Tiago Guedes do texto de Dennis Kelly, regressa à cena, desta vez online, em parceria com o Facebook. Esta é a primeira transmissão paga no Facebook realizada por uma entidade em Portugal, através da nova funcionalidade ‘Eventos Online Pagos’. A parceria exclusiva com a rede social surge no ano em que o D. Maria II celebra o seu 175º aniversário e consiste numa transmissão d’A matança ritual de Gorge Mastromas este sábado, dia 29 de maio, às 21h, seguida de uma conversa com o elenco e o encenador do espetáculo, moderada por Mariana Oliveira. O acesso terá um valor de 3,49€.

Os eventos online pagos do Facebook, recentemente disponibilizados em Portugal, são uma nova forma das entidades e empresas poderem monetizar os seus eventos online em direto. Agora, em Portugal, os detentores de uma Página do Facebook podem, num único local, criar um evento online, recolher o pagamento e realizar o evento. 

Os períodos de quarentena nesta pandemia, com os teatros encerrados e as mudanças no comportamento do consumidor, vieram demonstrar que as entidades culturais devem manter uma presença digital reforçada, criativa e capacidade de inovação. O Facebook pretende contribuir para impulsionar a economia digital da indústria cultural enquanto a cultura reabre e, nesse sentido, não está a cobrar qualquer taxa para os eventos online pagos. 

O Teatro Nacional D. Maria II é a primeira entidade portuguesa a colaborar com o Facebook numa transmissão paga. Para acederem à peça, os espectadores necessitam de adquirir o seu bilhete através do Evento d’A matança ritual de Gorge Mastromas no Facebook.

“Depois de longos períodos de encerramento ao público, o Teatro Nacional D. Maria II está novamente de portas abertas. Mas consideramos essencial manter a relação com todos aqueles que, durante o último ano, acompanharam a atividade online do D. Maria II, através do visionamento de espetáculos, leituras, conversas com técnicos e artistas ou histórias para a infância. Foi um período em que fizemos um enorme esforço para mantermos a proximidade com o nosso público, mas também para continuarmos a chegar a todos aqueles que ainda não nos visitavam no Rossio. O online tornou-se mais uma maneira de contribuir para um acesso cada vez mais democrático ao teatro. Decidimos, por isso, aceitar o desafio do Facebook para a concretização desta parceria, que nos permite apresentar um espetáculo marcante da nossa programação, numa plataforma que já faz parte do quotidiano digital.”, refere Tiago Rodrigues, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II. “Esta transmissão, a somar a outros conteúdos que desenvolvemos online, como o novo podcast do Clube dos Poetas Vivos, permite-nos manter uma proximidade com todos os espectadores, perseguindo a nossa missão de serviço público”, conclui.

“A cultura tem sido, infelizmente, uma das áreas mais afetadas em Portugal pela crise pandémica. Acreditamos que as ferramentas do Facebook como os eventos online pagos podem ajudar instituições como o Teatro Nacional D. Maria II a encontrar outras formas de chegar a novos públicos e a abraçar a inovação proporcionada pelo mundo digital. É especialmente gratificante para o Facebook poder contribuir para a inovação de uma instituição que demonstra vitalidade aos 175 anos de existência”, afirma Lola Baños, Diretora de Comunicação do Facebook em Portugal e Espanha.

A matança ritual de Gorge Mastromas

Estreado em maio de 2019 no Teatro Nacional D. Maria II, A matança ritual de Gorge Mastromas assinalou a segunda vez que o encenador e realizador Tiago Guedes abordou um texto do dramaturgo inglês Dennis Kelly, trabalhado sobre os meandros da complexidade humana. 

Gorge Mastromas, interpretado por Bruno Nogueira, é a personagem central deste espetáculo, cuja vida vai sendo escrutinada em palco, numa reflexão sobre a banalidade do mal. Um escrutínio em retrospetiva, levado a cabo pelas restantes personagens, interpretadas por António Fonseca, Beatriz Maia, Inês Rosado, José Neves, Luís Araújo e Rita Cabaço.

A aquisição de bilhetes para a transmissão d’A matança ritual de Gorge Mastromas no Facebook deverá ser feita através do link. Para além do espetáculo, os utilizadores que adquirirem bilhete, podem ainda assistir a uma conversa exclusiva com o elenco e encenador da peça, dois anos depois da estreia nacional.

O pagamento do evento é feito diretamente no Facebook do Teatro Nacional D. Maria II, através do sistema Facebook Pay, que aceita qualquer tipo de pagamento de débito e crédito. Após a compra, o utilizador recebe uma notificação de acesso exclusivo ao evento, para assistir diretamente na ferramenta do Facebook Live no Evento, utilizando qualquer dispositivo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados