“The Dream”. Novo álbum dos alt-J sai em 2022. Já se pode ouvir o primeiro single

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Setembro, 2021
“The Dream”. Novo álbum dos alt-J sai em 2022. Já se pode ouvir o primeiro single
©Rosie Matheson
PUB

alt-J, a banda vencedora do Mercury Prize e várias vezes nomeados para os Grammy e BRIT Award, anunciaram o tão aguardado quarto álbum The Dream, que será lançado no dia 11 de fevereiro de 2022 via Infectious Music / BMG. O novo single U&ME está na rua e é acompanhado por um vídeo: o primeiro vídeo a apresentar a banda completa. U&ME é produzido porCharlie Andrew, um colaborador de longa data e esta é a primeira música da banda depois do aclamado terceiro álbum RELAXER, lançado em 2017.

Realizado pelo irmão do membro da banda, Gus Unger-Hamilton, o vídeo U&ME é o primeiro a apresentar a banda completa. É um vídeo evocativo que traz memórias preciosas e mostra imagens da banda em atividade, durante os longos dias de verão.

The Dream é um álbum inspirado em verdadeiros crimes e histórias de Hollywood e Chateau Marmont, cruzando-se com momentos pessoais da banda. A beleza e a escuridão caminham lado a lado, muitas vezes misturando-se na mesma faixa, uma escolha propositada que paga os seus dividendos ao longo do álbum. A sonoridade instrumental da banda amadurece, ainda surgem momentos distantes, mas agora são incluídos com uma astuta precisão. 

O álbum estará disponível em CD e vinil de 180g assim como edições limitadas de vinil, em cores variadas. Estará também disponível uma edição limitada em CD de capa dura que reproduz o caderno que Joe Newman usou para escrever The Dream, apresentando os originais manuscritos e desenhos. Na loja oficial do artista encontra merchandising com edições assinadas e edições exclusivas em formato de cassete e vinil.

The Dream é um álbum de intriga, beleza e humanidade – uma coalescência de tudo o que os alt-J já fizeram com verdadeiro poder de permanência. O álbum foi criado depois de um período de descanso da banda, que se seguiu à tour do álbum anterior RELAXER. É um álbum que reflete o crescimento da banda, enquanto compositores e contadores de histórias.

Capa do disco

U&ME desenrola-se graciosamente, com novos elementos que são subtilmente incorporados provocando uma sonoridade eufórica. O vocalista Newman divide-se entre a euforia e contenção artística, contando uma verdadeira história de amor que nasce de memórias, como se os canais da banda levassem à experimentação de uma música que é sustentada por uma verdadeira sensação de alegria. 

A faixa foi escrita durante vários soundchecks um pouco por todo o mundo, e quando a banda regressa a Londres e tem a oportunidade de ouvir as gravações sabem que são das mais dinâmicas que fizeram até hoje. Sobre o processo Joe Newman refere que “Ganhou impulso por conta própria, era melhor para nós sair do caminho. Simplesmente estávamos presentes”.

Sobre o significado de U&ME” Gus Unger-Hamilton refere: “É como estar a desfrutar de um bom momento num festival com os teus melhores amigos, juntos e sentindo que não poderia existir nada melhor na vida”.

Para além disso, a banda anunciou a primeira etapa da sua tourné que será a mais extensa que alguma vez fizeram na América do Norte, passando em 2022 por diversos espaços nos Estados Unidos e Canadá. Em Julho de 2022, são uma das bandas confirmadas no NOS Alive, em Lisboa, onde atuam no dia 7 de julho.

alt-J é uma das bandas britânicas com maior sucesso do milénio. Joe Newman, Gus Unger-Hamilton e Thom Green lançaram até ao momento três álbuns em estúdio, que juntos venderam mais de 2 milhões de cópias, tendo alcançado mais de 2,5 bilhões de streams

Depois de em 2012 terem sido atribuídos os prémios Mercury Prize e Ivor Novello Award, alcançaram durante dois anos o primeiro lugar com o álbum An Awesome Wave e foram nomeados dos Grammy e Brit Award com o álbum This Is All YoursEm 2017 lançaram RELAXER que foi direto para o Top10 do UK album chart, seguindo-se um verão dos maiores concertos internacionais, incluindo um que se destacou no London’s O2 Arena, assim como performances em inúmeros festivais. Viram ainda o seu segundo álbum a ser nomeado para oMercury Prize.
 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados