Universidade do Porto junta seis países do sul da Europa para refletir sobre a “New European Bauhaus”

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Junho, 2021
Universidade do Porto junta seis países do sul da Europa  para refletir sobre a “New European Bauhaus”
PUB

Refletir e propor futuros modos de vida que respondam ao Pacto Ecológico através de soluções sustentáveis, inclusivas e belas é o desafio central da “New European Bauhaus”. Reconhecendo a condição comum — geográfica e climática — dos países do Sul da Europa e o seu legado cultural, a U.Porto associa universidades de seis países na criação de uma plataforma pan-europeia de encontro e debate — NEB goes South— que possa contribuir para a identificação de problemas e oportunidades comuns e partilha de experiências. Arquitetos, paisagistas, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros especialistas irão procurar compreender e mapear as especificidades do sul da Europa, para refletir e propor respostas mais adaptadas.

Mais de um século depois da “primeira” Bauhaus, a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen lançou o projeto que dará início a um novo movimento cultural sustentável, que fará parte do plano de recuperação Next Generation EU, no valor de 750 mil milhões de euros. O objetivo é construir uma Europa mais sustentável, inclusiva, caracterizada pela acessibilidade dos espaços, proteção da biodiversidade, com experiências enriquecedoras, inspiradas na criatividade, arte e cultura.

É neste contexto que nasce a plataforma NEB Goes South. Liderada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com a colaboração da Escola de Arquitetura de Valência; Escola de Arquitetura de Toulouse; Departamento de Arquitetura, Alma Mater Studiorum, da Universidade de Bolonha; Faculdade de Arquitetura da Universidade de Zagreb; Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas, esta iniciativa pretende co-desenhar a visão e resposta aos desafios da Nova Bauhaus Europeia sob a perspectiva e condições particulares do Sul da Europa.

Promovendo um debate amplo e internacional, a NEB Goes South surge para sensibilizar comunidades e consciencializar os cidadãos, considerando o papel determinante das instituições de ensino superior e de investigação. Combina, por isso, as perspetivas e contributos sobre o Sul da Europa, de estudantes, arquitetos, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros cientistas e artistas.

Os países do Sul da Europa lidam com sinais crescentes de eventos climáticos extremos, com o aumento das temperaturas, desertificação, seca, entre outros. Ao mesmo tempo, são regiões de uma herança cultural ímpar. A cooperação entre estas regiões pode fortalecer a capacidade de lidar com as ameaças comuns e desenvolver soluções sustentáveis, acessíveis, inclusivas e esteticamente qualificadas.

Numa altura em que a União Europeia está a reunir as contribuições dos vários projetos parceiros, o NEB Goes South é apresentado, oficialmente, a partir das 9h00 do dia 7 de junho, segunda-feira, num evento online, que conta com a participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia, Ruth Reichstein, do conselho consultivo da presidente da Comissão Europeia, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

O programa do evento inclui duas palestras e duas mesas redondas. As palestras contemplam o testemunho de Matti Kuittinen, Professor e Especialista do Ministério do Ambiente da Finlândia, sobre a experiência de co-design nos países nórdicos integrada na Nova Bauhaus Europeia; e “Álvaro Siza on Bauhaus”, uma reflexão sobre o impacto da Bauhaus na ‘Escola do Porto’ por António Choupina, arquiteto e comissário, com Kristin Feireiss, da exposição “Siza – Unseen & Unknown” realizada no contexto de celebração dos 100 anos da Bauhaus, em 2019 na Fundação Tchoban, em Berlim, e em 2021 na Fundação Marques da Silva, no Porto.

As duas mesas redondas — “Learning from Bauhaus” e “Bauhaus goes South” — contam, cada uma, com a participação de seis especialistas e seis estudantes das seis Universidades, e serão moderadas por Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto e José Pedro Sousa, arquiteto, professor da FAUP e Membro da ‘High-level roundtable’ da “New European Bauhaus”.

A participação é de acesso livre, com inscrição prévia aqui. Transmissão em direto, sem necessidade de inscrição prévia, no canal YouTube U.Porto.

Até fevereiro de 2022  cada uma das seis universidades será responsável pela organização de um evento de debate centrado num tema específico, de acordo com o seguinte calendário provisório:

_ ‘designing with the landscape’, Atenas, julho de 2021
_ ‘the question of housing’, Porto, setembro de 2021
_ ‘framing collectivity’, Zagreb, outubro de 2021
_ ‘the maieutics of the city’, Bolonha, novembro de 2021
_ ‘kilometre zero architecture’, Valencia, dezembro de 2021
_ ‘geo-biosource architecture’, Toulouse, janeiro de 2022

No final de cada um destes eventos será produzida uma síntese da reflexão produzida, divulgando resultados, orientações ou recomendações que possam servir para a adaptação dos programas de ensino, contribuindo para os objetivos do Projeto New European Bauhaus.
Em fevereiro de 2022, prevê-se, ainda, um balanço teórico e prático através de “blended intensive programmes” onde se se poderão testar soluções em benefício das pessoas e da sociedade.

O programa completo e outras informações podem ser consultadas aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados