Vem aí novo filme de Wong Kar-Wai para encerrar trilogia de “In the Mood for Love” e “2046”
O realizador chinês Wong Kar-Wai, que venceu o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes com o filme “Happy Together” (1997), está de volta ao grande ecrã. Seis anos depois de “The Grandmaster”, Wong vai agora realizar “Blossoms”. O filme será o último da trilogia iniciada com “In the Mood for Love” (2000) e “2046”, em 2004.
No passado Domingo, e numa entrevista depois da entrega de um prémio honorário atribuído pelo Sindicato de Argumentistas de Hong Kong, o cineasta chinês revelou que irá realizar um filme baseado em “Blossoms”, do escritor Jin Yucheng, um dos poucos romances escritos no dialecto de Xangai, que ganhou o Prémio Literário Mao Dun, um dos mais prestigiados prémios de literatura da China.
A obra literária é uma colecção de histórias de três homens que se desenrolam em dois períodos na cidade de Xangai. A primeira história começa no início dos anos 60 e vai até meio dos anos 70 e acompanha o fim da revolução cultural. A segunda segunda começa nos anos 80 e vai até ao início do século XXI. “Blossons” será também o terceiro filme de uma trilogia iniciada pelo cineasta em 2000 com “Disponível para Amar” e que continuou quatro anos depois, em 2004, com o filme “2046”.
Na mesma entrevista, Wong Kar-Wai, revelou ainda que, depois de quatro anos de trabalho, tem o guião do filme quase pronto, e que espera começar as filmagens ou no fim de 2019 ou no início de 2020. Para além disso, o elenco ainda não está confirmado e existe pelo menos uma exigência obrigatória: “Ainda nenhum actor foi escolhido, e precisam de ser capazes de falar o dialecto de Xangai”, disse um dos cineastas mais importantes do cinema mundial.
Para já ainda não há nenhuma data para estreia do filme.