Vem aí um filme sobre António Variações
A obra cinematográfica será produzida pela David & Golias, de Fernando Vendrell.
Para quem o conhece, ou o vai conhecendo, através daquilo que escreveu e cantou, sabe bem com o que pode contar, quando a conversa ou uma dada abordagem vai ter com este nome. De origens minhotas, e cabeleireiro de profissão, foi Variações um exemplo singular, que foi crescendo em plena fase ditatorial. Como todos da sua geração, foi à tropa, mas não se ficou por essas viagens na sua vida. Para lá da militarizada e beligerante Angola, passou por Amesterdão e Nova Iorque. Raízes, deixou-as em Lisboa, cidade na qual expressaria o seu êxodo das diretrizes conservadoras de uma sociedade ainda a adaptar-se à nova realidade democrática.
Agora, vem aí um filme em torno de António Variações para relembrar um dos artistas mais importantes do panorama nacional português. As filmagens começam no próximo Verão, e o filme deve estar concluído no final deste ano para estrear já em 2019, data em que se comemoram os 75 anos de António Variações.
Sérgio Praia, que já foi Variações no teatro, irá assumir o papel do artista e o elenco contará também com Victoria Guerra e Lúcia Muniz. João Maia assumirá a realização e argumento, que durou seis anos de pesquisa e que será baseado na escrita, cassetes, concertos amadores e ensaios que o artista fez e deixou.
“Variações”, é este o nome escolhido para o filme, terá como pano de fundo o período entre 1977 e 1981, altura em que António Variações deu o seu primeiro concerto e regressou de Amesterdão. Nesta época o artista também trabalhou como barbeiro em Lisboa, período que compunha nos seus tempos livres canções, e se tornou numa personagem da cidade de Lisboa.